Inauguração da Casa da Herculano da Viola

O senhor Orlando Mascarenhas foi infeliz com a publicação da matéria: “Internautas criticam as instalações da Casa da Cultura Herculano da Viola”, pois ele tinha a opção de ir até o espaço e criar uma matéria expondo as suas próprias impressões de leitura sobre a Casa da Cultura Herculano da Viola, mas por que será que ele não fez isso e optou por divulgar a análise feita por alguns internautas em grupos de Whatsapp?

ALGUNS QUESTIONAMENTOS SOBRE O TEXTO PUBLICADO POR ORLANDO MASCARENHAS NO SITE IPIRÁ NEGÓCIOS EM RELAÇÃO À INAUGURAÇÃO DA CASA DA CULTURA HERCULANO DA VIOLA

O senhor Orlando Mascarenhas foi infeliz com a publicação da matéria: “Internautas criticam as instalações da Casa da Cultura Herculano da Viola”, pois ele tinha a opção de ir até o espaço e criar uma matéria expondo as suas próprias impressões de leitura sobre a Casa da Cultura Herculano da Viola, mas por que será que ele não fez isso e optou por divulgar a análise feita por alguns internautas em grupos de Whatsapp?

Sabe-se que existem problemas relacionados a remuneração do senhor Orlando Mascarenhas na gestão do prefeito Marcelo Brandão. Sendo que quando isso acontece o tipo de matéria divulgada pelo site Ipirá Negócios passa a ter um teor de crítica mais recorrente como uma forma de protesto pelos meses atrasados do seu salário. Atitude esta que eu concordo até certo ponto, pois se valer de algumas análises superficiais feitas em grupos de Whatsapp para atingir a gestão do prefeito Marcelo Brandão terminou por ser postada uma matéria pobre em percepção artística, apelativa e extremamente tendenciosa, pois a oposição não vai elogiar nada que seja feito na gestão de Marcelo Brandão. Isso é até uma estratégia política!

O questionamento sobre o tamanho das letras dos nomes no painel e o fato de algumas estarem em negrito e outras não com vários tipos de letras se trata de uma metalinguagem. Ou seja, foi produzido arte no painel para citar os nomes dos artistas. Além disso, quem disse que dificultou a leitura dos nomes ou tem problema de vista ou não foi à inauguração da Casa de Cultura: Herculano da Viola e está descrevendo a sua impressão de leitura por meio de fotos postadas nas redes sociais do painel. E pensar que o destaque de alguns nomes estariam sugerindo importância maior a alguns artistas se trata de uma análise superficial de quem quer ver coisa onde não existe.

A pergunta que não quer calar sobre o texto publicado por Orlando Mascarenhas é o que é que pessoas da “educação, defesa do meio ambiente” tem que ver com poetas, artistas plásticos, músicos e figuras pitorescas expostas no painel? Além do fato de serem conterrâneos, eu não vejo razão alguma para colocar o nome de pessoas  relacionadas a educação e meio ambiente no painel, pois o painel tinha um propósito que o internauta não compreendeu. Por isso que eu disse e repito as análises são bem superficiais.

Outra questão que deve ser questionada é o porquê de colocar a pauta da reforma da Casa dos Estudantes como prioridade diante de um acontecimento que também é prioridade no município de Ipirá, pois várias pessoas que assumiram o cargo na Superintendência de Cultura não conseguiram por em prática muito do que pretendiam. Portanto, a população precisava ver alguma coisa acontecer por meio deste cargo. Sendo importante ressaltar que um espaço como aquele pode ajudar o pessoal da casa dos estudantes na realização de Semana de Cultura.

Outro questionamento que se deve levantar é por que o senhor Orlando Mascarenhas não procurou as pessoas que foram homenageadas na Casa da cultura para darem a sua opinião sobre o espaço? Justamente por que ele sabia que a avaliação seria aquilo que ele não queria divulgar no seu site de notícias. É lamentável ver uma pessoa tão esclarecida fazer esforços para enfear o belo por uma questão meramente pessoal.

 

Rodrigo Santana Costa é professor e escritor. Publicou a obra: “Clarecer” em verso e prosa.


Aviso: Os comentários são de responsabilidade dos autores e não representam a opinião do Ipirá City. É vetada a postagem de conteúdos que violem a lei e/ ou direitos de terceiros. Comentários postados que não respeitem os critérios podem ser removidos sem prévia notificação.

 

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui