Marcelo Crivella manda censurar HQ dos Vingadores na Bienal do Livro, no Rio

Gibi traz imagens de dois rapazes se beijando; organização do evento disse que não irá recolher volume, pois o conteúdo não é impróprio

Foto : Reprodução

Gibi traz imagens de dois rapazes se beijando; organização do evento disse que não irá recolher volume, pois o conteúdo não é impróprio

Por Juliana Rodrigues 

O prefeito do Rio de Janeiro, Marcelo Crivella (PRB), anunciou, em postagem nas redes sociais, que mandou censurar exemplares do gibi “Vingadores – A Cruzada das Crianças”, expostos na Bienal do Livro. As informações são da Folha.

“A Prefeitura do Rio de Janeiro determinou que os organizadores da Bienal do Livro recolhessem esse livro [Vingadores – A Cruzada das Crianças], que traz conteúdo sexual para menores”, disse Crivella, em vídeo. O gibi traz imagens de dois rapazes trocando carícias e se beijando, completamente vestidos.

Após a postagem, a prefeitura enviou à Bienal uma notificação extrajudicial, na qual não é pedido o recolhimento, mas que os livros fossem lacrados e viessem com uma classificação indicativa ou aviso de que há material ou cenas proibidas para menores de idade. A organização da Bienal afirmou que não irá recolher nem embalar nenhum livro, pois o conteúdo não é impróprio e nem pornográfico.

Em nota, a Bienal ainda disse que “dá voz a todos os públicos, sem distinção, como uma democracia deve ser. Este é um festival plural, onde todos são bem-vindos e estão representados. Inclusive, no próximo fim de semana, a Bienal do Livro terá dois painéis para debater a literatura Trans e LGBTQA+”.

A organização do evento diz que se qualquer pessoa que se sentir ofendida com o conteúdo da obra ou não gostar do material tem todo o direito de trocar o livro.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui