Reconhecimento facial será utilizado para segurança na Copa América

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) reuniu, nesta quarta-feira (12), representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT) para apresentação à imprensa do esquema de segurança que está sendo montado para a Copa América Brasil 2019. Salvador, uma das cidades-sede, receberá cinco jogos na Arena Fonte Nova.

O secretário Maurício Barbosa destacou o investimento para pagamento de horas extras a policiais e bombeiros (Foto: Jorge Cordeiro/SSP)

Repórter: Malany Tavares

A Secretaria da Segurança Pública (SSP) reuniu, nesta quarta-feira (12), representantes das polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento de Polícia Técnica (DPT) para apresentação à imprensa do esquema de segurança que está sendo montado para a Copa América Brasil 2019. Salvador, uma das cidades-sede, receberá cinco jogos na Arena Fonte Nova.

Os investimentos em segurança durante o período dos jogos somam R$ 3 milhões e consistem, principalmente, no pagamento de horas extras para policiais e bombeiros que atuarão na capital. Mais de 11 mil profissionais vão garantir a segurança dentro e fora da Arena.

A tecnologia será uma grande aliada na prevenção de crimes, com destaque para o sistema de reconhecimento facial – utilizado pela primeira vez em um torneio internacional. As câmeras estarão presentes dentro e no entorno da Arena Fonte Nova, nas estações de Metrô, Aeroporto e em pontos estratégicos. Um esquema de videomonitoramento com 200 câmeras e auxílio de drones vai fornecer imagens do estádio, centros de treinamento, hotéis e principais vias de acesso.

Do Centro Integrado de Comando e Controle (CICC), policiais civis, militares, técnicos e bombeiros, além de representantes de forças federais e municipais, Defesa Civil e saúde terão acesso às imagens, facilitando o acionamento das instituições em casos de emergência. No total, 28 instituições públicas e privadas integram o CICC.

A SSP coordena as ações que envolvem polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e DPT. “É uma grande estrutura, inclusive com a interação de órgãos federais, que não se limita apenas ao entorno da Arena Fonte Nova, mas em outros locais de grande aglomeração. O período dos jogos coincide com as festas de São João e é importante frisar que a maior parte do investimento em segurança é para garantir horas extras de policiais da capital, de modo que não comprometa o policiamento no interior do estado”, afirmou o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa.

Policiamento e capacitação

Os jogos ainda não começaram, mas a Polícia Militar já iniciou a atuação na Copa América. No último domingo (9), a PM realizou a escolta das delegações da Argentina e Colômbia e a varredura dos hotéis onde as equipes estão hospedadas. Os Centros de Treinamento e a Arena Fonte Nova também passam por revistas.

Segundo o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Anselmo Brandão, além das ferramentas tecnológicas, portais de abordagens serão instalados no perímetro da Fonte Nova e no Farol da Barra. “Contaremos com mais de 9,1 mil profissionais para passar segurança não somente para quem visita, mas para os baianos. Nossa tropa tem sido preparada desde o ano passado, principalmente o policiamento especializado”, destacou. Nos hotéis, policiais bilíngues estarão à disposição das delegações, turistas e imprensa internacional.

A Polícia Civil atuará com operações de alto risco, ações de inteligência, combate a cambistas e prevenção a furtos e roubos. Além de um efetivo extra de 500 policiais civis, haverá reforço nas delegacias territoriais, aptas a receber apresentações de ocorrências tanto pela Polícia Civil quanto pela Militar.

Equipes veladas farão a observação de suspeitos e, confirmado o delito, vão acionar guarnição mais próxima para condução. A Delegacia Móvel ficará estacionada em frente à Arena, e um posto do Departamento de Polícia Metropolitana (Depom) será montado na área interna do estádio, caso haja necessidade de registro de ocorrência.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui