Texto-base da Reforma da Previdência é aprovado em 1º turno na Câmara

A Câmara Federal aprovou, em primeiro turno, na noite desta quarta-feira (10), o texto-base da proposta de Reforma da Previdência.

Por: Fabio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil 

 Por: Henrique Brinco 

A Câmara Federal aprovou, em primeiro turno, na noite desta quarta-feira (10), o texto-base da proposta de Reforma da Previdência. A votação aconteceu após um longo período de obstrução dos partidos de oposição, que durou mais de oito horas. Foram 379 votos a favor e 131 contra.

Em termos gerais, o texto estabelece uma idade mínima para a aposentadoria: 65 anos para homens e 62 para mulheres. São impostas também mudanças no cálculo dos benefícios, que vai contabilizar a média de todas as contribuições e exigir mais tempo na ativa para um valor maior na aposentadoria.

Serão exigidos 40 anos de contribuição para um benefício igual a 100% da média das contribuições, enquanto o piso será de 60% da média. Há regras de transição para quem já está na ativa. A proposta também aumenta as alíquotas de contribuição previdenciária.

Indicaram o voto sim: PP, MDB, PTB, PSL, PL, PSD, PRB, PSDB, DEM, Patriota, Solidariedade, Podemos, Pros, PSC, Cidadania, Novo e Avante.

São contrários: PT, PSB, PDT, PSol, Rede e PCdoB.

PV liberou a bancada.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui