Trump confirma que deportações de imigrantes começarão no domingo

Operações contra migrantes ilegais vão acontecer em 10 cidades dos EUA. Presidente diz que planeja também uma visita a centros de detenção

Donald Trump nesta quinta-feira na Academia Militar de Colorado Springs (Colorado) BRENDAN SMIALOWSKI AFP

Operações contra migrantes ilegais vão acontecer em 10 cidades dos EUA. Presidente diz que planeja também uma visita a centros de detenção

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta sexta-feira (12) que seu governo iniciará no próximo domingo (14) operações em dez cidades do país para deportar “milhares” de imigrantes ilegais, e disse que planeja visitar um centro de detenção para imigrantes.

Em declarações aos jornalistas na Casa Branca, Trump respondeu afirmativamente quando perguntado se é certo que o Serviço de Imigração e Alfândegas (ICE, na sigla em inglês) começará suas batidas no domingo, como anteciparam ontem vários veículos de imprensa.

“É uma operação enorme, se foi vazado que vai começar não tem problema. Começa no domingo, e vamos tirar daqui milhares de imigrantes ilegais”, disse Trump antes de iniciar uma viagem a Wisconsin e Ohio.

“Tenho a obrigação de fazer isso. Se entraram ilegalmente, vão sair”, acrescentou o presidente americano.

Perguntado sobre se não seria melhor priorizar deportar imigrantes com histórico criminal ao invés de se concentrar em famílias submissas a ordens de deportação, que segundo os relatórios de imprensa são o alvo principal destas batidas, Trump foi ambíguo.

“Sempre nos concentramos ao máximo nos criminosos antes de fazer qualquer coisa. Estamos deportando milhares e milhares de membros da gangue MS13”, defendeu Trump.

“Procuramos especificamente criminosos, mas não pode acontecer que as pessoas entrem no nosso país sem passarem por um processo. Se as pessoas entram no nosso país ilegalmente, então as expulsamos legalmente. É muito simples”, acrescentou Trump.

ESCREVA SEU COMENTÁRIO

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui