Um resumo da carreira do astro Stevie Wonder

Stevie Wonder teve uma carreira única como cantor, compositor, instrumentista, intérprete e humanitário. Depois de seus primeiros anos com a Motown, que o contratou como “Little Stevie Wonder” aos onze anos, ele gradualmente lançou uma impressionante variedade de música inovadora que influenciaria o mundo da música contemporânea como a conhecemos hoje.

Nascido em 1950, dois meses prematuro, Stevie foi colocado em uma incubadora para suporte de vida. No entanto, um excesso de oxigênio resultou na cicatrização e descolamento de sua retina, levando a uma condição conhecida como Retinopatia da Prematuridade.

Em 1963, aos treze anos, ele teve seu primeiro single de sucesso número 1 nos EUA e o álbum com a primeira gravação ao vivo que chegou ao topo das paradas. Ele ainda é a pessoa mais jovem a ter alcançado os lugares de número 1.

Durante os anos 60, sob o controle da fórmula da Motown, Stevie evoluiu do status de criança prodígio para super estrelato de música. Com uma série de sucessos que progressivamente envolveram mais e mais a sua escrita musical, musicalidade e habilidades de produção, ele entrou nos anos 70 em uma base sólida para criar algumas das músicas mais duradouras do século.

Aos 21 anos, Stevie se separou da máquina de sucesso da Motown e exigiu total controle artístico para criar e produzir sua própria música. Isso resultou em uma impressionante variedade de álbuns que ainda são considerados inovadores.

Com essa nova liberdade descoberta no início dos anos 70, Stevie foi pioneiro no uso de sintetizadores, incorporando sons eletrônicos perfeitamente com sons acústicos. Este empreendimento influenciou enormemente a face da música popular e o desenvolvimento de gêneros musicais eletrônicos.

Em 1973 ele foi o primeiro negro a ganhar um Grammy pelo melhor álbum do ano, um feito que se repetiu por três álbuns consecutivos. Desde então, ele ganhou 24 Grammys e recebeu o prêmio Grammy Lifetime Achieviement Award em 1996. Ele também ganhou os prêmios da Academia e do Globo de Ouro por suas trilhas sonoras para filmes.

Ele foi introduzido no Hall da Fama do Rock and Roll em 1989, o artista solo mais jovem a conseguir esse feito e é também o mais jovem a ser premiado com o Kennedy Center Honor em 1999.

Os resultados de sua amalgamação de música eletrônica e acústica com ritmos e melodias únicos sobrepostos com letras pungentes que abrangem todas as situações imagináveis ​​da vida fizeram dele uma figura absolutamente fundamental na música moderna.

A longevidade de sua música é evidente em tantas facetas da nossa vida, onde suas melodias e letras são frequentemente sampleadas / cobertas em discos e filmes e conquistaram o respeito de seus pares na indústria do entretenimento.

No entanto, por trás da cena musical, ele está comprometido com muitas atividades humanitárias como o National King Holiday, luta contra o Apartheid na África do Sul, arrecadação de fundos para pesquisa sobre AIDS, inúmeras instituições de caridade para Crianças e Câncer e sempre disponível para arrecadação de fundos. Stevie também realizou seu concerto de caridade anual House Full of Toys desde 1995 para arrecadar fundos para crianças carentes durante a festiva época de Natal.

Recentemente, ele desempenhou um papel fundamental na eleição de Barack Obama para a presidência dos Estados Unidos, atuando e falando em muitos comícios e oferecendo sua canção, Signed Sealed Delivered, como tema da campanha.

Em 2009, Stevie recebeu o Prêmio Gershwin de Música Popular pela Biblioteca do Congresso dos EUA, mais uma vez a pessoa mais jovem a conquistar esse prêmio, que lhe foi apresentado na Casa Branca pelo presidente Obama. Além disso, Stevie foi contratado pela Biblioteca para escrever uma peça clássica, uma honra que normalmente não é concedida a artistas de música popular.

Atualmente um Mensageiro da Paz das Nações Unidas, Stevie foi capaz de conquistar os direitos de publicar obras protegidas por direitos autorais em formatos acessíveis aos deficientes visuais em todo o mundo.

Stevie Wonder é sem dúvida uma das grandes personalidades da história da música. Sua presença vocal poderosamente expressiva, juntamente com sua elegância musical, faz parte do espectro amplo e pessoal da música irresistível e da emoção irresistível que é sua marca pessoal.

Fonte: www.stiviewonder.org.uk ( Texto original em English) Texto traduzido para português.