Nesta terça-feira (10), a Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-Estar e Proteção Animal (Secis), realiza a 3ª Conferência Municipal do Meio Ambiente. O evento acontecerá no auditório da Unifacs, na Avenida Tancredo Neves, a partir das 8h30, e reunirá gestores e representantes da sociedade civil para elaboração de propostas concretas para enfrentar a emergência climática, em consonância com a Política Nacional de Mudança do Clima. Todas as vagas para o evento já foram preenchidas.
O titular da Secis, Ivan Euler, ressaltou que a iniciativa é um momento importante para reforçar o papel da participação popular na construção de propostas e soluções para o enfrentamento da emergência climática na cidade. “É uma oportunidade de mobilização em torno de ações concretas que preservem o nosso presente e garantam um planeta seguro para as próximas gerações. Iremos reunir ideias e esforços em torno de temas como mitigação, adaptação, justiça climática, transformação ecológica, governança e educação ambiental, promovendo um diálogo essencial para um futuro mais sustentável e resiliente”, afirmou.
Programação – A conferência é uma etapa preparatória para a 5ª Conferência Nacional do Meio Ambiente. Após o credenciamento dos participantes, ocorrerá a abertura oficial, que inclui a leitura do regimento e a formalização do evento.
Em seguida, os participantes serão encaminhados aos cinco eixos temáticos selecionados durante a inscrição para participar das dinâmicas de debate e formulação de propostas. Os temas e suas respectivas salas são: Mitigação, Adaptação e Preparação para Desastres, Justiça Climática, Transformação Ecológica e Governança e Educação Ambiental.
No turno vespertino, às 15h, será realizada a apresentação das candidaturas, seguida pela votação das dez propostas que serão enviadas para a 4ª Conferência Estadual do Meio Ambiente, e pela eleição dos delegados que representarão a etapa estadual. O encerramento está previsto para as 17h.
Fonte: Diga Bahia / Foto: Otávio Santos/Secom PMS