Estudantes das escolas municipais de Salvador podem se inscrever, a partir da próxima sexta-feira (1º) até o dia 12 de novembro, para o 5º Concurso de Expressão Literária e Protagonismo Cidadão.
A iniciativa, promovida pela Prefeitura através da Controladoria-Geral do Município (CGM) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação (Smed), tem como público-alvo alunos matriculados nas turmas da Educação de Jovens e Adultos (EJA), segmento II e Tempo de Aprendizagem V (TAP V).
Atualmente, a EJA contempla 9.169 estudantes matriculados em 84 escolas municipais de Salvador. Nesta edição, os trabalhos do concurso deverão apresentar “Uma Carta ao Prefeito: Visões para a Cidade do Futuro”.
Nesse tema, o aluno deverá escrever uma carta ao prefeito da cidade, detalhando suas ideias e sugestões sobre como transformar a cidade em um lugar mais avançado, sustentável e inclusivo.
Poderão ser abordadas questões como mobilidade urbana, tecnologia, meio ambiente, infraestrutura e qualidade de vida, propondo soluções criativas e práticas. As inscrições podem ser feitas através do link https://concursotransparencia.salvador.ba.gov.br/.
Segundo o chefe de Controle Social da CGM, Paulo Cezar Oliveira, o certame faz parte das ações do programa A Cidade Somos Nós, que promove o fomento da transparência e do controle social nas escolas municipais de Salvador, disponibilizando uma oportunidade para os estudantes de se apropriarem dos novos espaços democráticos de acesso às informações públicas e a viabilidade das ações de controle social por parte dos cidadãos.
“Este ano o programa A Cidade Somos Nós contempla com especial atenção o EJA da rede municipal, disponibilizando aos estudantes desse segmento oportunidades de conhecer e pôr em prática os modernos dispositivos e espaços da transparência pública e controle social para o exercício da cidadania ativa e consciente. Com a atuação dos professores multiplicadores, o alcance das ações do programa este ano será ampliada”, disse Oliveira.
Premiação – Além do concurso, a iniciativa engloba ainda uma integração entre professores e a CGM, com a realização de oficinas interativas de transparência e controle social com os alunos participantes, que recebem exemplares impressos da “Cartilha A Cidade Somos Nós”.
O material didático foi concebido especialmente para o projeto, onde eles podem utilizar da expressão literária escolhida para aquele ano. O item pode ser acessado também na versão online, através do site www.acidadesomosnos.salvador.ba.gov.br.
Os trabalhos serão avaliados e ranqueados em ordem decrescente segundo os critérios de avaliação. Serão premiados três trabalhos. O autor do trabalho classificado em 1º lugar na lista geral de candidatos e o respectivo professor orientador serão premiados, cada um, com um computador portátil Chromebook.
Já os autores dos trabalhos classificados em 2º e 3º lugares e os respectivos professores orientadores serão premiados, cada um, com um tablet. O professor orientador será premiado apenas uma vez, mesmo que tenha orientado mais de um aluno com trabalho vencedor.
Lançamento – O lançamento do projeto em 2024 aconteceu no mês de setembro, na Fundação Gregório de Mattos (FGM), e contou com a participação da Smed e da CGM.
Neste ano, diferente das edições anteriores, 70 professores passarão por formação para se tornarem multiplicadores da ação nas escolas. A previsão nesta edição é alcançar em torno de 2,5 mil alunos e 74 escolas.
Fonte: Diga Bahia / Foto: Divulgação