79 anos depois, pesquisadores identificam restos de piloto abatido na Segunda Gerra

cultura

O corpo do norte-americano, morto em 1944 após seu avião ser derrubado na Alemanha, chegou a ser considerado “irrecuperável”

Na última quinta-feira, 19, o Defense POW/MIA Accouting Agency (DPAA), departamento de defesa norte-americano, emitiu um comunicado informando que, quase 80 anos depois, especialistas identificaram os restos mortais do piloto das Forças Aéreas do Exército dos Estados UnidosCarl D. Nesbitt, que morreu aos 23 anos quando teve seu avião abatido durante a Segunda Guerra Mundial

Depois que seu avião caiu sobre a Alemanha, os especialistas consideraram, em 1953, que o corpo de Nesbitt era “irrecuperável” diante das circunstâncias das investigações, que dependiam da autorização da União Soviética, responsável pelo controle da região alemã na época. 

O piloto Carl D. Nesbitt, que morreu aos 23 anos durante a Segunda Guerra Mundial
O piloto Carl D. Nesbitt, que morreu aos 23 anos durante a Segunda Guerra Mundial. Foto: Divulgação/Defense POW/MIA Accounting Agency

O acidente 

No dia 29 de maio de 1944, Nesbitt pilotava um bombardeiro B-17G Flying Fortress junto com seus companheiros, durante uma missão na cidade alemã de Leipzig. A aeronave caiu quando caças inimigos o atacaram. 

Na ocasião, quatro pessoas morreram tragicamente, incluindo o piloto norte-americano, e seis sobreviveram. 

Desaparecimento e reviravolta

Com o fim da guerra, o American Graves Registration Command (AGRC) foi nomeado pelas autoridades dos EUA como órgão oficial para recuperar e identificar os restos mortais dos militares desaparecidos. No entanto, com os impasses impostos pela União Soviética, não houve progresso nas investigações.

Foi apenas em julho de 2012 que uma equipe da DPAA retornou ao local do acidente e encontrou os destroços do avião B-17. Consequentemente, pediram uma autorização ao novo dono do terreno e reabriram as análises do caso. 

As evidências, incluindo restos humanos, foram enviados para um laboratório especial, na base aérea Offutt, e passaram por análises dentárias, antropológicas e DNA mitocondrial, que permitiram chegar até a identificação de Carl D. Nesbitt

Desfecho 

Ainda de acordo com a nota divulgada, uma placa em homenagem ao piloto será colocada no Cemitério Americano Henri-Chapelle, na Bélgica, onde outros militares da Segunda Guerra estão representados. Os resquícios de Nesbitt encontrados serão enterrados em Annville, Pensilvânia, em maio de 2023.

Fonte: Aventuras na História

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *