Inmet emitiu alerta de perigo para chuvas intensas e ventania na capital baiana; Codesal aponta risco de alagamentos e deslizamentos
A terça-feira (7) em Salvador foi marcada por fortes chuvas e diversos transtornos decorrentes do temporal. Voos foram remanejados, bairros ficaram sem energia elétrica e o funcionamento do Elevador Lacerda foi interrompido.
Ainda em decorrência da chuva e dos ventos intensos, parte do teto da diretoria-geral do Departamento Estadual de Trânsito da Bahia (Detran-BA), desabou e as escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas da Baía de Todos-os-Santos não operaram.
No aeroporto de Salvador, três voos foram remanejados para Aracaju por causa do mau tempo. Trechos dos bairros Rio Vermelho, CAB, Comércio, Pituba, Imbuí, Armação e Pelourinho apresentaram problemas no fornecimento de energia. Segundo a Neoenergia Coelba, concessionária responsável pelo serviço no estado, foi registrado aumento na incidência de vegetações e objetos sobre a rede elétrica e para atender as demandas a quantidade de equipes em campo foi dobrada.
Previsão
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta amarelo para a cidade, que sinaliza perigo de chuvas intensas e ventos intensos, com velocidade entre 40 a 60 km/h.
Segundo a Defesa Civil de Salvador (Codesal) o tempo instável e as chuvas atingem a capital devido a chegada de uma frente fria. Ainda segundo o órgão, há risco de alagamentos e deslizamentos de terra. Em caso de emergência, a população pode buscar a ajuda imediata do órgão pelo telefone 199.
A chuva só deve dar uma trégua na quinta-feira (9), mas os riscos se mantêm com chances de chuvas fracas a moderadas durante o dia. Para o final de semana, a previsão do Inmet é de céu com muitas nuvens no sábado (11), temperatura máxima de 31°C e mínima de 22°C. Já no domingo (12), a previsão é de tempo claro, com máxima de 33°C e mínima de 22°C.
📲 Clique aqui e participe do Canal do Ipirá City no WhatsApp
Fonte: Metro1
Foto: Leitor Metro1 / Reprodução Redes Sociais