Praga no Rio da Dona preocupa moradores de Santo Antônio de Jesus e região

cidades

Por Lala Freitas

Moradores da zona rural de Santo Antônio de Jesus, no Recôncavo Baiano, estão preocupados com o avanço de uma praga no Rio da Dona, que abastece a cidade e também os municípios de Varzedo, São Miguel das Matas e Macedo.

A praga, que se trata de um tipo de vegetação rasteira, está tomando conta do rio, dificultando a passagem da água e aumentando o risco de enchentes.

De acordo com João, morador da região, a situação é grave e já causou o fechamento de um trecho do rio.

“O rio já está praticamente abandonado. A Embasa, que é a responsável pela barragem, não toma nenhuma providência. Já conversei com o Dr. Julimar, e ele disse que não tem como fazer a limpeza porque é muito caro. Mas a plantação de árvores que foi feita para evitar a praga também não surtiu efeito”, disse João.

Além da praga, uma ponte abandonada também está contribuindo para o problema. A ponte, que foi construída pela prefeitura de Varzedo, foi virada e está impedindo a passagem da água.

“A ponte virou um obstáculo. A água fica represada e isso só piora a situação. A gente precisa que a prefeitura de Varzedo tome uma providência para retirar a ponte”, afirmou Paulinho, morador da região.

Os moradores temem que a situação se agrave e que a região fique sem água.

Fonte: Blog do Valente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *