Considerada um dos principais destinos turísticos da Bahia, Itaparica terá cinco dias de programação cívica, cultural e artística para celebrar os seus 201 anos de independencia, comemorado em 7 de janeiro. As festividades acontecem entre os dias 5 e 9 de janeiro e visam destacar o protagonismo do povo itaparicano na luta pela consolidação da Independência do Brasil na Bahia.
No dia 5, a programação inclui shows de O Maestro e Silvano Salles. Já no dia 6, acontece a puxada do Carro do Caboclo, que sairá da Praça dos Veranistas, percorrendo as ruas do centro histórico da cidade, ainda sem a imagem, às 21h. O desfile é acompanhado por uma multidão de moradores com fachos acesos, um ritual secular da festa. Após a puxada, o público poderá aproveitar a segunda noite de shows com Marcelo Falcão, Solange Almeida, a banda de pagode La Fúria, além de uma banda local.
O ponto alto das comemorações acontece no dia 7, data da Independência de Itaparica. A celebração começa às 5h, com alvorada, seguido de hasteamento da Bandeira, às 7h, no Forte São Lourenço. Às 8h, será celebrada uma missa em agradecimento a Nossa Senhora da Piedade, na Igreja Matriz da cidade. Pela tarde, às 15h, acontece o tradicional cortejo pelas ruas de Itaparica que se destaca pela participação popular acompanhado de grupos culturais de indígenas, caboclos, baianas, sambadeiras e capoeiristas.
O momento mais aguardado do cortejo é a puxada do carro do caboclo, o protagonista da festa que representa os guerreiros e guerreiras que lutaram pela liberdade do seu povo. A imagem sairá da Fonte da Bica, percorrendo as ruas do centro da cidade no carro, a partir das 16h. A programação religiosa será marcada pela oração do Te Deum na Igreja Matriz do Santíssimo Sacramento, às 17h30, e a apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso, às 19h. Na programação musical, Sorriso Maroto, Matheus Fernandes e Dilsinho sobem ao palco para animar o público.
No dia 8, acontece a segunda apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, na Aldeia Campo Formoso, às 19h, seguido de mais uma noite de shows, com atrações ainda a serem confirmadas. Os festejos se encerram no dia 9, com a terceira apresentação do Auto “Roubada da Rainha”, às 19h, seguido do discurso do prefeito de Itaparica, Zezinho Oliveira, às 21h. A população se despede do caboclo no ritual conhecido como “Guardada”, com cortejo que sai do Campo Formoso e percorre as ruas da cidade. Neste dia, a programação musical fica por conta de Mari Fernandez e Edson Gomes.
* Por Luana Veiga.
Fonte: Alô alô Bahia