Domingo, 31/12/2023 – 22h00
Por Leandro Aragão
Focos de incêndio atingiram pontos na região da Chapada Diamantina. Em contato com o Bahia Notícias, um dos brigadistas, Adson Lima Leite, relatou que o fogo começou desde a última sexta-feira (29), em dois locais no Vale do Capão.
Ainda de acordo com Adson, o primeiro foco de incêndio começou na cachoeira onde capta água da comunidade Campina, no Vale do Capão. O combate começou a ser feito pela Brigada Voluntária do Capão e depois teve o reforço do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO) e até o momento não foi controlado.
“A gente suspeita que são incêndios criminosos”, destacou ao BN.
Adson conta que o outro começou simultaneamente, na Cachoeira da Purificação, no fundo do Vale do Capão. E também foi combatido pela Brigada Voluntária do Capão e pelo ICMBIO.
“A situação está muito difícil. O Governo do Estado está ajudando. O secretário de Turismo já foi acionado, assim como a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros. Mandaram um avião agrícola para jogar água, mas não é muito eficiente. A gente precisa de aeronaves e helicópteros que façam o transporte dos brigadistas até o ponto do incêndio e depois tragam os outros do turno anterior”, falou.
“Esperamos que a situação melhore. Está ameaçando uma chuva, mas só deverá chegar a partir do dia 2. As brigadas estão tentando conter o fogo o máximo possível, mas está muito difícil. Várias equipes de 30 pessoas vão virar o ano combatendo o incêndio”, finalizou.
Fotos: Leitor BN