I Simpósio sobre saúde mental da mãe, gestante e puérpera é realizado em Feira de Santana

cidades

O evento, será realizado das 18h às 22h, na sexta-feira (24) no auditório da Unex, na Avenida Artêmia Pires.

Refletir sobre a saúde mental das mulheres nas diferentes fases da maternidade, esse é o objetivo do I Simpósio em Saúde Mental para as Mães, Puérperas e Gestantes que acontece na próxima sexta-feira (24), em Feira de Santana.

O evento, que tem o tema ‘Quem cuida de quem cuida?’ será realizado das 18h às 22h, no auditório da Unex, na Avenida Artêmia Pires e é idealizado pelos cursos de psicologia e fisioterapia da instituição.

Sobre a importância do cuidado mental e físico de mães independente da fase em que estão, o Acorda Cidade conversou com representantes do Simpósio, para também explicar os assuntos mencionados no evento.

A princípio, Cinthia Boaventura, estudante do sétimo semestre do curso de fisioterapia, destacou sobre o impacto que a gestação oferece ao corpo feminino, além de que algumas atividades são primordiais para obter um condicionamento físico pré e pós-parto.

Priscila Vila Flor
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“O ambiente familiar e social exerce uma influência significativa na saúde das mães, puérperas e gestantes. Um ambiente de suporte que oferece ajuda prática e emocional ele pode mitigar o estresse e promover o bem-estar psicológico e por outro lado, a falta desse suporte ou críticas excessivas irreais sobre a maternidade podem aumentar os problemas de saúde mental. Por isso, a presença de uma rede sólida, incluindo o parceiro, a família, amigos, comunidade é fundamental para fornecer o encorajamento e a assistência necessária durante esse período”, contou.

Ainda conforme a estudante, muitos fatores podem influenciar no adoecimento psicológico de mães e os sintomas devem ser percebidos para que a mulher busque um atendimento psicológico.

“Os sinais de alerta incluem a tristeza persistente, o choro frequente, desinteresse por atividades que anteriormente eram prazerosas, o isolamento social, sentimentos intensos de culpa ou inutilidade, alterações no sono, falta de apetite, irritabilidade, ansiedade excessiva, pensamentos de prejudicar a si mesma ou ao bebê e a presença de qualquer um desses sinais é um indicativo de que essa mãe precisa se beneficiar de um apoio psicológico”, contou.

Daniela São Paulo é professora da Unex do curso de fisioterapia. Questionada sobre a expectativa para o evento, ela enfatizou que o objetivo é disseminar a importância do acolhimento psicológico e físico de mulheres que vivenciam a maternidade.

Daniela São Paulo
Foto: Paulo José/ Acorda Cidade

“O nosso objetivo é divulgar esse mundo das mães, puérperas e gestantes. A gente pensa no cuidado, atenção, em uma rede de apoio, então o objetivo é uma divulgação de quem acolhe, quem orienta e do que nós enquanto estudantes e docentes do curso de fisioterapia e psicologia da Unex conseguimos promover uma ação voltada para a mãe nesse momento que é tão importante”, concluiu.

As inscrições do Simpósio já estão disponíveis no valor de R$5 e podem ser feitas através do link clicando aqui. Para mais informações, basta acessar o Instagram do evento @simp.mgs.unex

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade /  Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *