Cerca de 120 estudantes e educadores de 44 municíopios baianos visitaram na quarta-feira (23), museus e pontos turísticos de Salvador. Eles participam do 2º Encontro das Agências de Notícias na Escola e a visitação integra a programação do encontro que começou terça-feira (21) e finaliza hoje (quinta-feira, 23). O roteiro incluiu visitas aos Museus de Arte Contemporânea (MAC), de Arte Moderna (MAM), Museu Náutico, Solar Ferrão, Centro Histórico, entre outros.
Acompanhada da professora Emanuele Peruzzo, a estudante Rebeca Amorim, do Centro Territorial de Educação Profissional (CETEP) do Baixo Sul, em Gandu, a participação no Encontro das Agências tem sido uma experiência inovadora. “Estamos aprendendo muitas coisas, em espaços diferentes, vivendo coisas diferentes e ampliando nosso conhecimento, aprendendo sobre audiovisual, que quem sabe podemos levar para quando sairmos da escola, para a faculdade. Está sendo incrível”, celebrou a estudante.
“É realmente uma experiência incrível, poder vir para Salvador e participar deste encontro com pessoas de vários lugares de nosso Estado”, relatou a Estudante do Colégio Estadual de Boquira, Maria Eduarda Pereira, que aproveitou e registrou tudo ao longo de sua passagem pelo Porto da Barra e Museu Náutico.
Entrevista Coletiva
Depois de visitar museus e outros pontos da cidade de Salvador, os estudantes também participaram de uma entrevista coletiva com a secretária da Educação do Estado da Bahia, Rowenna Brito. Durante duas horas, os estudantes puderam perguntar sobre diversos temas, a exemplo da acessibilidade nas escolas, do acesso às tecnologias e da ampliação do projeto das Agências para todas as unidades escolares da rede estadual de ensino.
“Essa é uma demanda que eu já coloquei como desafio aqui para a equipe do Instituto Anísio Teixeira. Precisamos ampliar este projeto, porque ele tem uma proposta pedagógica inovadora, que promove a troca de experiências e fortalece o protagonismo dos nossos estudantes no momento que os coloca para produzir notícias e assim ter uma visão mais crítica do mundo e poder trabalhar temas importantes em sala de aula”, destacou a secretária Rowenna Brito.
“Estar aqui foi realmente muito bom poder participar desta coletiva, pois não é todo dia que temos a oportunidade de expor nossas ideias, nosso ponto de vista e poder perguntar para a secretária sobre temas tão importantes e que vão influenciar na nossa vida escolar”, comemorou a estudante Fernanda Souto, do Colégio Estadual Anísio Loureiro, do distrito São João do Panelinha, de Camacan.
“Fiquei muito feliz em participar, puder ter minha pergunta respondida pela secretária. Esta é uma experiência incrível e espero que mais estudantes possam participar das Agências de Notícias na Escola”, disse o estudante Vinícius Pinto, do Colégio Estadual Jaci Ferreira dos Santos, em Mucuri.
O projeto Agência de Notícias na Escola é uma ação da Secretaria da Educação do Estado da Bahia, realizada pelo Instituto Anísio Teixeira (IAT), que prevê a formação de educadores e estudantes em produção audiovisual com vistas à implantação de agências para veiculação regular de notícias sobre a escola e o Território de Identidade.
As escolas participantes recebem recurso via Fundo de Assistência Educacional (FAED) para aquisição dos equipamentos e participam de uma formação em produção audiovisual com os professores da Rede Anísio Teixeira, bem como produzem conteúdos noticiosos em diversos formatos, como vídeos, áudio (podcast) e hipertexto (blog), além da publicação de conteúdos nas redes sociais da unidade escolar.
Fonte: gov.ba / Foto: Divulgação