O Botafogo empatou em 2 a 2 contra o São Paulo, na última quarta-feira, 24, no MorumBis. O resultado manteve o Glorioso na ponta da tabela por pelo menos mais uma semana. No entanto, ainda não garantiu o simbólico bicampeonato do primeiro turno do Brasileirão, mesmo com os 19 primeiros jogos disputados.
Isso porque o Flamengo, atual vice-líder, teve o jogo contra o Internacional, da 17ª rodada, adiado, tendo em vista compromisso do Colorado pela Copa Sul-Americana. Assim, com 37 pontos, o Rubro-Negro ainda pode ultrapassar o Botafogo, que lidera com 40 pontos, caso vença o time gaúcho. A partida ainda não foi remarcada.
O Botafogo tem 12 vitórias, quatro empates e três derrotas, com 31 gols pró e 16 gols contra (saldo de 15). Já o Flamengo soma 37 pontos, com 11 vitórias, quatro empates e três derrotas, com 27 gols marcados e 13 gols sofridos (saldo de 14). Ou seja, o time dirigido por Tite precisa de uma vitória por dois gols de diferença sobre o Inter para terminar com a melhor campanha do turno.
De qualquer forma, a 19ª rodada terminou positiva para o Fogão, mesmo sem conquistar a vitória. Logo na sequência do empate contra o São Paulo, o Botafogo pôde acompanhar a vitória do Fluminense sobre o Palmeiras, atual bicampeão, algoz alvinegro em 2023 e novamente candidato à briga pelo título.
Campeão do primeiro turno no brasileiro passado, quando marcou 47 pontos e conquistou a melhor campanha na primeira parte da era dos pontos corridos com 20 clubes, o Botafogo decepcionou. Após uma forte derrocada, o Alvinegro terminou a competição apenas como quinto colocado.
Nesta edição, porém, a equipe de General Severiano conseguiu uma marca histórica. Após empatar em 2 a 2 no MorumBis, o Botafogo de 2024 se tornou a única equipe da era dos pontos corridos a marcar gol em todas as rodadas.
Fonte: Palcar / Foto: Vítor Silva/Botafogo