Banco de Leite do Hospital da Mulher promove ações para incentivar a amamentação e a doação de leite materno

cidades saúde

Foram visitados os bairros Tomba, CIS, Pedra do Descanso, Eucaliptos, Barroquinha, Vila Olímpia, Sobradinho, Jardim Sucupira e Cruzeiro.

Durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno, com o tema “Amamentação: Apoie em Todas as Situações”, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana está realizando diversas ações através do Banco de Leite Humano (BLH) do Hospital Inácia Pinto dos Santos, conhecido como Hospital da Mulher. As atividades envolvem mães internadas na unidade hospitalar, com o objetivo de conscientizá-las sobre a importância da doação de leite materno para recém-nascidos prematuros.

Inaugurado em dezembro de 1994, o posto de coleta de leite humano tem avançado significativamente na prestação de serviços à população, realizando coletas diárias e distribuindo mensalmente cerca de 100 litros de leite materno para bebês internados na instituição. Nesta segunda-feira, a equipe técnica de enfermagem do BLH realizou visitas externas em duas rotas, abrangendo os bairros Tomba, CIS, Pedra do Descanso, Eucaliptos e Mar da Tranquilidade na Rota 01, e os bairros Barroquinha, Vila Olímpia, Sobradinho, Jardim Sucupira e Cruzeiro na Rota 02.

Outras atividades também movimentaram o Banco de Leite no início da campanha Agosto Dourado. Uma das ações, chamada “Giro da Roleta da Amamentação”, é realizada com as mães nas enfermarias, na Casa da Puérpera e na Unidade Canguru. Nessa atividade, as mães respondem perguntas sobre amamentação e, ao acertarem, ganham prêmios como pequenos enxovais de bebê.

Uma das participantes da “Roleta da Amamentação” foi Jaiane dos Santos, que está na Casa da Puérpera há nove dias enquanto seu bebê recebe cuidados na unidade de Cuidados Convencionais, UCINCO 01. “Estou tranquila agora que meu filho já está recebendo o meu leite, porque no início ele recebeu leite doado pelo BLH”, disse Jaiane. Ela ganhou um kit enxoval após responder corretamente à pergunta: “Quando se deve amamentar o recém-nascido?” Jaiane acertou ao dizer: “Devemos amamentar de forma espontânea, sempre que o bebê quiser.”

Outra participante da atividade foi Keila Raquel de Araújo Silva, moradora do Conjunto Feira IX. Ela destacou a importância da troca de experiências e respondeu corretamente à pergunta: “Você acha que o leite materno é fraco?” Keila prontamente respondeu: “Não, eu não acho, porque o leite materno é um composto que nutre e alimenta, garantindo a saúde e o crescimento do meu filho.” Sorridente, Keila recebeu uma linda roupinha para sua filha das mãos da coordenadora do Banco de Leite, Nadja Vieira.

Segundo Nadja Vieira, as atividades realizadas durante a Semana Mundial do Aleitamento Materno são fundamentais para estimular a prática da amamentação e a doação de leite materno. “Nossas ações diárias reforçam a mensagem da campanha, que foca na sobrevivência, saúde e bem-estar, contribuindo para a redução da mortalidade infantil e promovendo a conscientização sobre a importância da amamentação”, destacou.

Nadja Vieira também chamou a atenção para a baixa quantidade de leite materno no estoque do hospital e fez um apelo para que mães com leite excedente se tornem doadoras. As interessadas podem entrar em contato pelo telefone 3602-7156.

As informações são da Secretaria de Comunicação Social de Feira de Santana / Foto: Fatima Brandão


Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *