O Vitória, juntamente com Flamengo, Palmeiras, São Paulo, Atlético-MG, Santos e Grêmio, que são os integrantes da Libra, fez uma notificação extrajudicial questionando a LFU (Liga Forte União) por “uso indevido de marca”.
De acordo com Danilo Lavieri, colunista do UOL, tal irregularidade estaria sendo cometida em materiais usados pela LFU dentro do mercado na venda de direitos de transmissão do Brasileirão a partir de 2025.
Os clubes prometem acionar a agência LiveMode, que é a responsável pela negociação em nomes de clubes como Corinthians, Internacional, Fortaleza, Athletico/PR, Fluminense, Vasco, Botafogo e Cruzeiro, caso o pedido da notificação não seja atendido.
Além disso, os integrantes da Libra também fazem cobranças para a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), que também recebeu um documento dos clubes.
O UOL informou que teve acesso ao documento em questão, que foi entregue no último dia 15 de agosto para as duas partes e também ao material usado pela LiveMode nas apresentações por empresas interessadas. No papel, há fotos e usos do símbolo de todos os times do Brasileirão e não só dos que pertencem à LFU. Como, por exemplo, uma foto de Hulk com a camisa do Atlético-MG.
“Ao fazer o uso indevido das marcas e direitos dos Notificantes, valendo-se ilegalmente da projeção destes por meio do falseamento de suposta relação entre as Partes, V.Sas. violam a legislação vigente e atraem prejuízo aos investimentos feitos pelos Notificantes em suas respectivas estratégias comerciais, além de se beneficiarem às suas expensas sem autorização”, afirma parte do documento.
Fonte: Galáticos / Foto: Victor Ferreira/EC Vitória