Conferência Nacional de Arquivologia aborda inteligência artificial

cultura

Agenda trará reunião da Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal e I Encontro dos Arquivos Públicos Estaduais

O Arquivo Nacional (AN), secretaria do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), estará presente, a partir desta segunda-feira (14/10), na 10ª edição do Congresso Nacional de Arquivologia (CNA), por meio da Diretora-Geral, Ana Flávia Magalhães Pinto, da Diretora-Geral Adjunta, Gecilda Esteves, do coordenador de Articulação Institucional, Fábio Souza, do secretário do Conarq, Alex Holanda, e dos servidores Leonardo Silva Fontes e Denise de Morais Bastos, integrantes da Diretoria de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo do Arquivo Nacional. O evento será aberto com uma solenidade às 15h, e terá a presença de Ana Flávia Magalhães.

Para este ano, a CNA “A Arquivologia e as tecnologias disruptivas: o arquivista na era da Ciência de Dados e da Inteligência Artificial”, com intuito de discutir neste cenário, questões epistêmicas do objeto de estudo da Arquivologia, as adequações das práticas profissionais dos arquivistas e as soluções tecnológicas que otimizam os serviços arquivísticos sem ameaçar os princípios da Arquivologia.

“A transformação digital dos arquivos é uma dimensão central da nossa experiência contemporânea, seja quando falamos sobre desafios ou potencialidades. Num país como o Brasil, a mera aposta nas tecnologias como saída garantida para problemas crônicos associados à era analógica tem se confirmado como um equívoco, sobretudo quando consideramos as várias camadas de exclusão às quais a digital tem se somado. Ao mesmo tempo, esse cenário é uma excelente oportunidade para tratarmos da sustentação da legitimidade das instituições arquivísticas e dos profissionais dos arquivos no futuro. Nesse ponto, arquivistas têm um papel fundamental, pois são protagonistas na promoção de reflexões e reposicionamentos desse campo como um todo.”

Também durante a CNA, será feito o I Encontro dos Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal (16/10), que terá em sua mesa de abertura a Presidenta do Conarq, Ana Flávia Magalhães; a Presidenta Substituta do Conarq, Gecilda Esteves, o Secretário Executivo do Conarq, Alex Holanda, o coordenador de Articulação Institucional, Fábio Souza e o Diretor do Arquivo Público do Estado da Bahia, Jorge Vieira.

O encontro prevê discussões sobre os desafios associados às políticas governamentais de transformação digital com impacto nas rotinas dos arquivos estaduais, destacando aspectos relacionados à eficiência administrativa, à preservação da memória e à garantia de direitos constitucionais. Estima-se a interação com um público formado por arquivistas municipais e estaduais, além de historiadores, gestores, bibliotecários, estudantes e pesquisadores e demais profissionais do campo.

A iniciativa foi construída no processo de institucionalização da Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal dos respectivos Poderes Executivos no âmbito do Sistema Nacional de Arquivos (SINAR), objeto da Resolução nº 55, de 26 de agosto de 2024. Ainda durante a Conferência, no dia 17/10, será realizada a primeira reunião da Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal, em formato híbrido, mas aproveitando o encontro presencial entre parte de representantes das instituições que compõem a rede.

A criação da Rede de Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal faz parte dos esforços que têm sido empreendidos para a integração dos arquivos públicos pelo país, como aspecto importante da política nacional de arquivos. Em 2024, a Semana Nacional de Arquivos (SNA) teve recorde, com mais de 500 ações, 222 instituições envolvidas, 26 estados e 98 cidades, reafirmando o caráter de fortalecimento das entidades de memória espalhadas em todo território nacional. O processo de construção da resolução era esperado desde 1991, e só agora pôde ser efetivado, com base em diagnósticos para fortalecer o Conarq, seu conselho, e os representantes dos arquivos públicos estaduais pelo Brasil.

Durante o X CNA, será realizado o IV Seminário Arquivo e Cultura, coordenado por Heloísa Esser dos Reis, servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás, integrante do Colegiado Setorial de Arquivos no CNPC na gestão de 2010 a 2013 e por Leonardo Augusto Silva Fontes, servidor do Arquivo Nacional e integrante do Colegiado Setorial de Arquivos no CNPC na gestão de 2013 a 2017, quando foi elaborado e aprovado o Plano Setorial de Arquivos. O encontro será no dia 15/10/2024, e pretende discutir a recomposição do Colegiado Setorial de Arquivos no CNPC e seu papel na definição de políticas culturais.

Fábio Souza, coordenador de Articulação Institucional do AN representará a instituição, que terá em sua composição as presenças de Lúcia Velloso (Fundação Casa de Rui Barbosa); Cristina Strohschoen (Universidade Federal de Santa Maria-UFSM).

Arquivo Nacional será pauta durante a CNA por meio de servidores

Representando o Arquivo Nacional (AN), servidores também apresentarão trabalhos relacionados à instituição. Leonardo Silva Fontes e Denise de Morais Bastos, ambos integrantes da Diretoria de Processamento Técnico, Preservação e Acesso ao Acervo do Arquivo Nacional, além de Alex Holanda, secretário do Conarq, farão parte da programação da Conferência Nacional de Arquivologia.

Fontes participará como enviado do AN no IV Seminário Arquivo e Cultura, na apresentação da relatoria e trabalho que tem como tema ‘Arquivo Nacional, experiência da sociedade civil no Colegiado e da construção do Plano Setorial de Arquivos e a importância de retomar todo esse trabalho’, no dia 15/10; e no dia 16/10, no X Encontro Nacional de Paleografia e Diplomática, onde faz a explanação sobre ‘’Paleografia como instrumento de acesso à informação: o caso do Arquivo Nacional do Brasil’’

Denise de Morais Bastos fará parte, em 18/10, do Encontro ‘Arquivos, Turismo e Patrimônio’, onde faz a palestra “O Arquivo Nacional e a história do turismo e das viagens: possibilidades de pesquisa”. A abordagem discutirá as possibilidades de pesquisa no acervo da instituição relacionadas ao tema do turismo e das viagens no Brasil e no mundo, associando-as à ideia de patrimônio documental.

Alex Holanda, servidor e secretário do Conarq, terá como agenda no dia 15/10, a Reunião do Grupo Preservação Digital em Arquivos para todos) no período da manhã, e pela tarde, apresentação de trabalhos, participando também do I Encontro do Arquivos Públicos Estaduais e do Distrito Federal e da I Reunião da Rede de Arquivos Públicos Estaduaiso dia 16/10, Holanda será coordenador do Fórum Brasileiro de IA Aplicada as Funções Arquivistas.

O Arquivo Nacional reafirma seu compromisso com a promoção da cultura arquivística, apoiando a pesquisa e garantia do acesso democrático à informação, contribuindo assim para o fortalecimento da cidadania e o crescimento do país.

Para ver a programação completa do evento, basta acessar o site clicando aquiLink: https://www.gov.br/arquivonacional/pt-br/canais_atendimento/imprensa/copy_of_noticias/veja-programacao-do-arquivo-nacional-durante-a-10a-conferencia-nacional-de-arquivologia

Fonte: Agência Gov / Foto: Divulgação

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *