- ESPN.com.br – Sábado, 30 de novembro de 2024
O Arsenal não tomou conhecimento do West Ham e massacrou o rival londrino por 5 a 2, neste sábado (30), no London Stadium, em clássico pela 13ª rodada da Premier League.
A partida foi simplesmente insana, com incríveis sete gols saindo só no 1º tempo, o que igualou o recorde de maior número de tentos em uma etapa inicial na história da liga.
Com o resultado, os Gunners vão aos 25 pontos e dormem na vice-liderança do campeonato, ficando seis pontos atrás do líder Liverpool – que ainda joga na rodada.
A equipe de Mikel Arteta, porém, terá que “secar” o Manchester City (23 pontos) e o Chelsea (22), que entrarão em campo no domingo (1º), para se manter na 2ª posição.
Vale lembrar que Liverpool e City fazem duelo “explosivo” neste domingo, às 13h (de Brasília), em Anfield, com transmissão AO VIVO pelo Disney+.
Já os Hammers seguem com 15 pontos e estão apenas em 14º lugar, numa temporada decepcionante.
Os grandes destaques do Arsenal foram o zagueiro Gabriel Magalhães, que fez um gol e sofreu um pênalti, e o atacante Saka, autor de um tento e duas assistências.
No West Ham, chamou a atenção a partida ruim do brasileiro Lucas Paquetá, que fez um pênalti, perdeu a bola do 4º gol adversário e acabou substituído pouco depois da metade da etapa complementar.
Ainda assim, ele foi aplaudido pela torcida quando deixou o gramado para a entrada de Guido Rodríguez.
O jogo
Em campo, o 1º tempo foi completamente insano, com nada menos do que sete gols – e gerados em “apenas” 15 finalizações.
Logo aos 10 minutos, Saka cobrou escanteio e achou o brasileiro Gabriel Magalhães, que cabeceou com sua tradicional qualidade para o fundo do gol.
Os Gunners seguiram em cima e ampliaram aos 27: Ødegaard deu “cavadinha” genial para Saka, que rolou para Trossard só completar para dentro.
Na sequência, aos 34, Saka recebeu na área e foi derrubado de forma infantil por Lucas Paquetá: pênalti. Na cobrança, Ødegaard mandou no cantinho e ampliou.
Os Hammers estavam perdidos, e a equipe visitante foi aproveitando para deixar o placar ainda mais elástico.
Aos 36, Paquetá perdeu bola para Jorginho, e Trossard deu lançamento perfeito para Havertz, que saiu na cara do gol e fez 4 a 0.
Depois disso, o West Ham finalmente conseguiu colocar a cabeça no lugar e deu início a uma reação.
Em belíssima enfiada de Soler, aos 38 minutos, Wan-Bissaka bateu de chapa na saída de David Raya e diminuiu.
No lance seguinte, em batida de falta da meia-lua, o ítalo-brasileiro Emerson Palmieri bateu de forma linda e mandou na gaveta: 4 a 2.
A torcida dos Hammers, que já ia se despedindo do London Stadium, até voltou para as arquibancadas, mas o Arsenal deu mais uma punhalada nos acréscimos.
Em jogada de escanteio muito esquisita, o goleiro Fabianski foi tentar tirar a bola de soco e acabou acertando o rosto de Gabriel Magalhães, que caiu até tonto no gramado.
Com isso, o árbitro Anthony Taylor não teve opção a não ser dar mais uma penalidade para os Gunners. Saka bateu bem e fez o 7º gol da etapa inicial: 5 a 2. Veja como foi:
No 2º tempo, o ritmo maluco não foi mantido, com o Arsenal preferindo poupar esforços para a dura sequência que terá entre dezembro e janeiro.
O momento que mais chamou a atenção aconteceu aos 33 minutos, quando Paquetá foi substituído por Guido Rodríguez e saiu de campo aplaudido, mesmo com os erros cometidos na etapa inicial.
Nos acréscimos, Gabriel Jesus ainda teve boa chance de ampliar ainda mais a goleada alvirrubra, mas acabou chutando na lateral da rede em bom lance na área.
Assim, o placar ficou mesmo no 5 a 2, em uma grande vitória dos Gunners na casa do adversário.
Classificação da Premier League
- West Ham: 14º lugar, com 15 pontos
- Arsenal: 2º lugar, com 25 pontos
Próximos jogos do West Ham
- Leicester (F) – 03/12, 17h15 (de Brasília) – Premier League – Transmissão pelo Disney+
- Wolverhampton (C) – 09/12, 17h (de Brasília) – Premier League – Transmissão pelo Disney+
- Bournemouth (F) – 16/12, 17h (de Brasília) – Premier League – Transmissão pelo Disney+
Próximos jogos do Arsenal
- Manchester United (C) – 04/12, 17h15 (de Brasília) – Premier League – Transmissão pelo Disney+
- Fulham (F) – 08/12, 11h (de Brasília) – Premier League – Transmissão pelo Disney+
- Monaco (C) – 11/12, 17h (de Brasília) – Champions League
Fonte: ESPN / Gabriel Magalhães comemora após marcar para o Arsenal sobre o West Ham David Price/Arsenal FC via Getty Images