Bule Bule na Fliac: Filho de Antônio Cardoso, mestre da cultura popular é destaque na II Feira Literária

cultura

A II Feira Literária Internacional de Antônio Cardoso (Fliac) celebra com orgulho o talento de um dos seus filhos mais ilustres: Bule Bule. Natural de Antônio Cardoso, o artista é um dos maiores representantes da cultura popular nordestina, reconhecido por sua versatilidade como repentista, cordelista, sambador e contador de histórias.

Com uma carreira iniciada nos anos 1970, Bule Bule é referência nacional e internacional na preservação e difusão das tradições culturais afro-brasileiras. Ele já se apresentou em importantes palcos dos Estados Unidos, Alemanha, Espanha e Portugal, levando a riqueza da cultura nordestina para além das fronteiras do Brasil. Reconhecido como Mestre de Saberes e Fazeres pelo Ministério da Cultura, Bule Bule é uma figura emblemática da cultura popular, celebrada por sua contribuição artística e educativa.

Além de escrever dezenas de folhetos de cordel, Bule Bule é autor de obras literárias marcantes, como o livro Orixás em Cordel, que une poesia e ancestralidade africana, e outros títulos como “O Mundo Precisa Saber” e “O Matuto no Canto do Mundo Moderno”. Sua habilidade com o improviso e sua paixão pelas tradições populares o transformaram em um ícone do repente, do samba de roda e da narrativa oral.

Ilustração: Ascom/FPC

Filho da terra, Bule Bule leva com orgulho o nome de Antônio Cardoso por onde passa, reforçando as raízes culturais do município e o papel essencial das tradições nordestinas na formação da identidade brasileira. Sua participação na FLIAC é um momento especial de celebração, inspirando o público com seu legado cultural e artístico.

A II Fliac é realizada pela Nossa Produções e patrocinada pelo Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Educação e do programa Bahia Literária, uma ação da Fundação Pedro Calmon, unidade vinculada à Secretaria de Cultura (Secult-BA). O evento também conta com o apoio do Colégio do Campo Genivaldo Almeida Brandão, União das Associações Municipal de Antônio Cardoso (Uamac), Umburanas – Território Quilombola, da Universidade Federal do Recôncavo (UFRB) e da Prefeitura de Antônio Cardoso.

Com o tema “A África da Gente, as Gentes da África”, a II Fliac acontece nos dias 12 e 13 de dezembro no Colégio do Campo Genivaldo Almeida Brandão. A presença de Bule Bule, com sua trajetória única e envolvente, será um dos momentos mais aguardados, reforçando a conexão entre cultura, literatura e ancestralidade.

Fonte: Ascom/FPC / Ilustração: Ascom/FPC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *