CDEMA e UNICEF assinam memorando de entendimento na 13ª Conferência do Caribe sobre Gestão Integral de Desastres

economia

A Caribbean Disaster Emergency Management Agency (CDEMA) e a UNICEF América Latina e Caribe assinaram oficialmente um Memorando de Entendimento (MOU) com o objetivo de reduzir a vulnerabilidade e construir resiliência em toda a região do Caribe. Esta parceria, formalizada por Jean-Benoit Manhes, Representante da UNICEF para o Caribe Oriental, e Elizabeth Riley, Diretora Executiva da CDEMA, se concentrará no fortalecimento da gestão de desastres centrada na criança em colaboração com autoridades locais, nacionais e regionais.

O MOU enfatiza a importância de promover políticas de gerenciamento de risco de desastres e melhores práticas, com atenção particular ao aprimoramento de sistemas que abordem as necessidades únicas de crianças durante emergências. Ambas as organizações estão comprometidas em garantir que os esforços de gerenciamento de desastres priorizem a segurança e o bem-estar das crianças em todo o Caribe.

“Esta parceria reflete nosso compromisso compartilhado de proteger os mais vulneráveis ​​em tempos de crise, particularmente as crianças”, disse Manhes. “Ao fortalecer a gestão de desastres centrada na criança, estamos construindo comunidades mais resilientes e garantindo que as necessidades das crianças sejam atendidas antes, durante e depois dos desastres.

Riley acrescentou: “Sob este novo Memorando de Entendimento, reafirmamos nosso compromisso compartilhado de fortalecer a gestão de desastres centrada na criança em todo o Caribe. Juntos, a CDEMA e a UNICEF fortalecerão a harmonização da programação e a segmentação de resultados em todos os estados participantes da CDEMA.”

O acordo foi anunciado na 13ª Conferência Caribenha sobre Gestão Abrangente de Desastres (CDM 13) , onde ambas as organizações reiteraram sua dedicação em melhorar os sistemas nacionais de gestão de desastres. As principais iniciativas sob esta parceria incluem esforços para promover escolas resilientes, capacitar jovens como contribuintes ativos para a resiliência a desastres e impulsionar reformas de políticas sobre proteção infantil.

A parceria também destaca a necessidade crítica de saúde mental e apoio psicossocial para crianças em comunidades afetadas por desastres. Além disso, as organizações visam garantir acesso a serviços essenciais como água, saneamento e higiene em tempos de crise.

Fonte: UNICEF Eastern Caribbean / Foto: UNICEF

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *