Líder em produtividade no agro mundial, Brasil tem apenas 19% de maturidade tecnológica

economia

Dado se baseia em Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) do Agro, encontrado em pesquisa da TOTVS, realizada com 350 executivos de empresas do agronegócio instaladas no Brasil, com faturamento acima de R$20 milhões.

Pesquisa realizada pela TOTVS com 350 executivos de empresas do agronegócio no Brasil com faturamento acima de R$20 milhões considerou sete segmentos do agro: produção de sementes, comercialização, multicultura, pecuária, agroindústria, bioenergia e processamento e beneficiamento.

Foto: Shutterstock

Foram avaliados o uso e o aproveitamento de sistemas de gestão integrados e de tecnologias complementares no setor do agronegócio. O Índice de Produtividade Tecnológica (IPT) geral do segmento ficou em 0,58, em uma escala de 0 a 1, revelando o uso moderado de tecnologias aplicadas à gestão da operação e vendas (ERP). Apenas 19% dos entrevistados figuram no quarto quadrante, ou seja, com IPT de 0,75 a 1, que reflete uma maior maturidade no uso de tecnologias para maior eficiência na tomada de decisão.

Segundo Carlos Favoreto, presidente do Rio+Agro, “é fundamental haver uma mudança de paradigma. O produtor rural precisa entender que a tecnologia vem para reforçar todo o setor do agro. Não como um agente substituto de mão de obra, mas sim pelo apoio às entregas e qualificações dos produtos agrícolas na sua plenitude”.

As principais inovações tecnológicas do agro serão destaque do Rio+Agro. O Fórum Internacional do Desenvolvimento Agroambiental Sustentável acontece entre 1º e 3 de outubro de 2025 no RioCentro e vai reunir alguns dos maiores nomes e marcas do setor, do Brasil e do exterior.

A segunda edição do evento vai enfatizar o Cinturão Tropical e seus países. Com a produção agropecuária nas regiões de clima temperado no limite, é essa faixa de terra compreendida entre os trópicos de Câncer e Capricórnio tem o potencial – e terá a missão – de alimentar o mundo nas próximas décadas.

Fonte: Assessoria Rio+Agro / Fotos: Divulgação/Arquivo OPR

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *