MEC empossa 36 novos servidores de nível superior

Bahia Brasil educação

Terça, 24 de dezembro de 2024

Posse ocorreu em Brasília (DF) nesta terça-feira, 24 de dezembro. Os profissionais foram aprovados no último concurso público do MEC, realizado em 2023, e passarão agora por uma semana de ambientação no Cetremec

O Ministério da Educação (MEC) empossou nesta terça-feira, 24 de dezembro, 36 novos servidores e servidoras públicos, aprovados no último concurso público para provimento do cargo de nível superior de Técnico em Assuntos Educacionais (TAE). No total, foram convocados 53 aprovados e nomeados 43. Os outros sete servidores tomarão posse em janeiro.

Os servidores foram convocados por meio do Edital nº 1/2024 e aprovados no último concurso público para o cargo de TAE, realizado em 2023, para o preenchimento de 220 vagas. Eles fazem parte da terceira turma de aprovados e vão recompor a força de trabalho do ministério na sede, em Brasília (DF).

Para isso, passarão por uma ambientação no Centro de Formação e Desenvolvimento dos Trabalhadores em Educação do Ministério da Educação (Cetremec) entre os dias 26 e 31 de dezembro. Durante esse período, conhecerão as secretarias da pasta por meio de palestras com representantes de cada unidade. Eles explicarão as atribuições e os detalhes sobre o trabalho a ser realizado.

Na posse, o subsecretário substituto de Gestão Administrativa e diretor doCetremec, Luciano Toledo, afirmou que é muito bom receber os novos servidores depois de tanto tempo sem recomposição da força de trabalho do MEC, uma pasta fundamental para o desenvolvimento do país. Segundo Toledo, no próximo ano, está prevista a chegada de outros novos servidores para ocupar o cargo de Analista Técnico de Políticas Sociais (ATPS), selecionados pelo Concurso Unificado.   Bruno Inocêncio, presidente da Comissão de Aprovados

“Receber essa turma é simbólico, porque a gente consolida o conjunto de pessoas que foram aprovadas no concurso que o ministério conduziu e que vêm para reforçar o quadro. A gente está feliz, porque isso vai dar oportunidade de alavancar os nossos planos e programas, que são muito importantes, resgatar o que for necessário ser resgatado e olhar para o futuro, para os novos programas. As pessoas vêm para somar e fazer com que a gente consiga alcançar esses resultados”, afirmou.

 Na mesma linha, o presidente da Comissão de Aprovados, Bruno Inocêncio, ressaltou que a Turma 3 veio contribuir para o trabalho realizado pelo MEC. “Nós viemos para somar, para agregar, para fazer a diferença, para reconstruir o que for necessário reconstruir, para edificar o que for necessário edificar”, disse.

A nova servidora Kelli Ferreira comemorou a posse, que, segundo ela, além de ser a realização de um sonho, tornou-se um grande presente de Natal. Formada em História, Ferreira pretende contribuir para a educação com muita dedicação. Nova servidora Kelli Ferreira

“Certa vez, coloquei como meta não só o salário que vou receber agora, mas também contribuir para a construção do PNE [Plano Nacional de Educação]. De certa forma, trabalhando aqui eu posso ajudar. Talvez eu não tenha influência política, mas só de fazer o meu trabalho direito já vou estar ajudando bastante”, contou.    

Participantes – Também participaram da cerimônia familiares dos servidores empossados; servidores do ministério; além de Maurício Holanda, secretário de Articulação Intersetorial e com os Sistemas de Ensino; Marcelo Bregagnoli, secretário de Educação Profissional e Tecnológica; Daniel Ximenes, diretor de regulação da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior; Camila Fasolo, diretora de Monitoramento da Secretaria de Gestão da Informação, Inovação e Avaliação de Políticas Educacionais (Segape); e Patrícia Nogueira, chefe de Gabinete do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Valorização – O MEC retoma a valorização da força de trabalho e contribui para que as políticas públicas em educação possam ser efetivadas. A nomeação de novos servidores e servidoras é parte de um conjunto de ações que envolve, entre outras, a contínua capacitação com a oferta de cursos de especialização, mestrado e doutorado, bem como a proposta encaminhada ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) em relação à criação da carreira no ministério.

Assessoria de Comunicação Social do MEC, com informações da Secretaria-Executiva (SE)

Fonte: MEC / FOTO: Fabio Nakakura – MEC

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *