Salvador recebe, na terça-feira (10/06/2025), a Plenária Temática de Povos e Comunidades Tradicionais de Matriz Africana e Povos de Terreiro, etapa preparatória da V Conferência Nacional de Promoção da Igualdade Racial (Conapir). A atividade será realizada no Instituto Anísio Teixeira (IAT) e contará com a presença de delegações de todo o Brasil.

Homenagem a Mãe Stella de Oxóssi antecede plenária
Na véspera da plenária, segunda-feira (09/06/2025), às 17h, o Ministério da Igualdade Racial (MIR) promove uma homenagem à Mãe Stella de Oxóssi, no Ilê Axé Opó Afonjá, em Salvador. A ialorixá receberá, in memoriam, o título de Promotora da Igualdade Racial, em reconhecimento à sua trajetória de luta contra o racismo e valorização das tradições afro-brasileiras.
A iniciativa busca reafirmar o compromisso institucional do MIR com o legado dos líderes religiosos e culturais dos povos de terreiro, reconhecendo seu papel na construção de uma sociedade mais igualitária.
Propostas para a V Conapir e eleição de delegados
A plenária temática integra o conjunto de encontros nacionais preparatórios para a V Conapir, prevista para ocorrer em setembro de 2025, em Brasília, sob o tema: “Igualdade e Democracia: Reparação e Justiça Racial”. Durante o evento, serão elaboradas propostas específicas para o eixo de comunidades tradicionais de matriz africana e eleitos delegados que representarão o segmento na conferência nacional.
Estão previstas discussões sobre:
- Representatividade nos espaços de poder e decisão;
- Qualificação da política de assistência social voltada a povos negros, quilombolas, indígenas, ciganos e de terreiro;
- Políticas públicas voltadas à preservação cultural e territorial;
- Participação social na formulação e fiscalização de políticas do MIR.
Presença da ministra Anielle Franco e da equipe do MIR
A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, estará presente, juntamente com todos os secretários do Ministério, reforçando o caráter estratégico da plenária. Para a ministra, a realização do encontro em Salvador tem caráter simbólico e político, dada a relevância histórica da cidade para os povos de matriz africana.
Segundo Anielle Franco, “estaremos em uma terra ancestral, que representa muito para povos e comunidades tradicionais de matriz africana e povos de terreiro. É nosso compromisso levar adiante esse tema de forma participativa e representativa”.
Programação e abrangência nacional
Esta é a segunda de sete plenárias temáticas da V Conapir. As demais etapas envolvem segmentos como juventude negra, mulheres negras, quilombolas, ciganos e indígenas, com vistas à construção de diretrizes integradas para as políticas de igualdade racial. Todas as plenárias estão sendo organizadas de forma participativa, com representações de conselhos, movimentos sociais, entidades religiosas e órgãos públicos.
Fonte: Jornal Grande Bahia/ Foto: JGB