Autoridade iraniana dada como morta por Israel participa de evento em Teerã

Bahia Brasil Mundo

Ali Shamkhani, assessor próximo do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, foi dado como morto após os ataques israelenses contra o país em 13 de junho

Angus Watson, da CNN – Domingo, 29 de junho de 2025

Um alto funcionário militar e político iraniano, que até então era considerado morto, compareceu a um funeral de Estado em Teerã, neste sábado (28), para as vítimas do conflito de 12 dias com Israel, segundo fotos publicadas pela mídia estatal iraniana.

Ali Shamkhani, assessor próximo do líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, foi dado como morto por Israel e pela mídia iraniana após os ataques israelenses contra o país em 13 de junho.

A imprensa do Irã noticiou posteriormente que Shamkhani ainda estava vivo, publicando uma mensagem para Khamenei que dizia: “Estou vivo e pronto para me sacrificar”.

Neste sábado (28), o assessor foi visto em fotos publicadas pela mídia estatal iraniana no funeral coletivo em Teerã, apoiado em uma bengala, ao lado de outros quatro homens.

Ele serviu anteriormente como o principal autoridade de segurança nacional do Irã e ocupou altos cargos no Corpo da Guarda Revolucionária Islâmica (IRGC) e no Ministério da Defesa.

Ali Shamkhani, principal assessor do líder supremo do Irã, Ali Khamenei • Reuters
Ali Shamkhani, principal assessor do líder supremo do Irã, Ali Khamenei • Reuters

Bem conhecido nos círculos de política externa em Washington e na Europa, Shamkani atuou recentemente como um dos principais conselheiros do Irã nas recentes negociações nucleares com os EUA, paralisadas após os ataques de Israel.

Fonte: CNN Brasil / Milhares de iranianos comparecem à cerimônia fúnebre de aproximadamente 60 pessoas mortas em ataques israelenses ao Irã, incluindo oficiais militares de alta patente, cientistas nucleares e civis, em Teerã, Irã, em 28 de junho de 2025.  • Fatemeh Bahrami/Anadolu via Getty Images

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *