Overclean: prefeito de Ibipitanga é investigado por fraude em programa educacional

cidades

Humberto Raimundo Rodrigues de Oliveira, prefeito de Ibipitanga, no sudoeste da Bahia, está sendo investigado pelo Ministério Público Federal (MPF) por suspeitas de fraudar o sistema Educacenso, que coleta dados do Censo Escolar da Educação Básica. A investigação surgiu após sua prisão durante a Operação Overclean, da Polícia Federal (PF), por porte ilegal de arma.

De acordo com a denúncia, Humberto teria criado turmas fictícias da Educação de Jovens e Adultos (EJA) entre 2023 e 2024 para aumentar os repasses federais do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE). Cálculos indicam que, para justificar os valores recebidos, o município precisaria ter um número de alunos matriculados na EJA 25 vezes maior do que sua população total.

A quantidade de recursos recebidos através do PNAE disparou nos últimos anos, levantando suspeitas sobre a legalidade dos repasses. O MPF já identificou cinco pessoas envolvidas no esquema, e a investigação busca determinar se essas pessoas participaram ativamente das fraudes ou foram vítimas do prefeito.

Fonte: Siga Notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *