Roda de conversa virtual realizada pela Academia de Letras da Bahia apresenta Movimento Cultural Alvorecer

cultura

Formado em Itabuna, coletivo promove ações de visibilidade às artes e aos artistas do sul da Bahia; evento acontece terça-feira (15)

Na próxima terça-feira (15), a Academia de Letras da Bahia realiza uma roda de conversa virtual sobre o Movimento Cultural Alvorecer, coletivo que promove ações culturais em Itabuna e no sul da Bahia, buscando fomentar a arte nas mais diversas áreas de expressão e dar visibilidade aos artistas locais e suas produções.

Idealizador e coordenador do grupo, Rafael Gama vai falar sobre a trajetória e as perspectivas do Alvorecer. “Estamos construindo esse movimento aqui na nossa cidade desde o final de 2022. Hoje nós somos um coletivo com quase 50 artistas que trabalham voluntária e gratuitamente nas mais variadas expressões – teatro, audiovisual, música, literatura, fomento às artes, ao livro e à leitura, assim como promovemos encontros, eventos e saraus”, conta. 

Membro da ALB, a professora, ensaísta e poeta Heloísa Prazeres fará as honras da casa, conduzindo o bate-papo. De acordo com ela, o evento  integra as metas da nova gestão, que tem por objetivo aproximar as Academias de Letras municipais, através da Rede de Integração Cooperativa das Academias de Letras da Bahia – RICA. 

“O Alvorecer está afinado com a preparação da ALB para o 2º Colóquio das Academias de Letras, a ocorrer em Ilhéus, no final de agosto. Representando a ALB, coordeno, portanto, este diálogo virtual sobre o grupo cultural, justamente por se tratar de um coletivo da região sul da Bahia”, explica ela, que é natural de Itabuna. 

Entre as diversas ações realizadas pelo Alvorecer destacam-se: 

  • Naquela Mesa – sarau itinerante pelos bares, restaurantes e casas de eventos de Itabuna e região; 
  • Ciclo de Estudos Literários – espaço formativo em articulação com a educação básica; 
  • Prêmio Alvorecer de Literatura – ação anual de fomento à leitura e escrita junto aos estudantes da educação básica da rede pública, com a distribuição de prêmios em dinheiro e livros; 
  • Antologias Poéticas Alvorecer – publicações de livros de autores regionais e de outros estados, com foco no fomento à escrita poética; 
  • Encontro Alvorecer Brasilidades – festival multiarte que tem por objetivo celebrar a cultura popular brasileira.

Aberta ao público geral, a Roda de Conversa Virtual Movimento Cultural Alvorecer – Trajetória e Perspectivas acontece na terça, às 19h, ao vivo pelo YouTube da ALB.

A Academia de Letras da Bahia tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda e Secretaria de Cultura da Bahia. 

SERVIÇO

O QUE: Roda de Conversa Virtual Movimento Cultural Alvorecer – Trajetória e Perspectivas

QUANDO: Terça-feira, 15 de julho, 19h

ONDE: YouTube da ALB

QUANTO: Gratuito 

Fonte: Aldeia Nagô / Foto: Reprodução

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *