A Organização Pan Americana de Saúde e o Ministério da Saúde, em parceria com a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab), por meio da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep), estão realizando a Oficina de Preparação à Resposta Rápida Frente a Um Caso Suspeito de Sarampo no Período Pós-Eliminação. O encontro, que está sendo realizado Escola Estadual de Saúde Pública, foi iniciado nesta segunda-feira (18) e segue até quarta-feira (20).

O evento tem como público-alvo técnicos das Regionais de Saúde, do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde – Cievs, da Saúde Indígena, do Laboratório Central – LACEN, do Conselho Estadual dos Secretários Municipais de Saúde da Bahia -Cosems e de municípios prioritários.
Através dessa oficina, busca-se capacitar as referências técnicas para aplicar procedimentos e métodos visando a implementação de medidas de resposta rápida frente a casos suspeitos de sarampo e rubéola, favorecendo a notificação oportuna e investigação adequada, com implementação das medidas de controle visando prevenir a ocorrência de surtos por essas doenças.
Dentro da programação estão previstas discussões sobre a situação epidemiológica do sarampo no mundo e Américas, vigilância epidemiológica do sarampo no Brasil, vigilância em portos, aeroportos e fronteiras frente a casos suspeitos de sarampo e também estratégias de vacinação, dentre outras.
Com Informações da SESAB