Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência oferece aos estudantes dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica
Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (Pibid) é uma ação do Ministério da Educação (MEC), por meio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), que oferece aos estudantes dos cursos de licenciatura a inserção no cotidiano das escolas públicas de educação básica, de modo a participarem ativamente do desenvolvimento de projetos de ensino-aprendizagem. O programa contribui para fortalecer a formação de professores na graduação e se destaca neste Dia dos Professores, 15 de outubro.
Professora do curso de licenciatura em Dança do Instituto Federal de Brasília (IFB) desde 2018, Juliana Passos coordena o subprojeto da área no Pibid desde 2022. Ao longo desses três anos, já orientou quase 50 bolsistas. Licenciada e bacharel em Dança pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), Juliana vê o programa como uma experiência que vai muito além do que dar aula. “O Pibid é aprender a ser professor mesmo, o que envolve tudo. Ele é um programa de iniciação à docência. É um estímulo e um incentivo para que os estudantes da licenciatura vivenciem a rotina escolar, acompanhem o professor por um período maior, tanto em sala de aula quanto em reuniões, sala de professores. Todo o período que o professor fica na escola, naquele turno, o estudante vai acompanhar”, explica a educadora que, também pela Unicamp, recebeu os títulos de mestre e doutora em Artes da Cena.
Os projetos apoiados por meio do Pibid são elaborados e implementados por instituições de ensino superior, em articulação com as secretarias estaduais e municipais de educação. São desenvolvidos pelos licenciandos, sob supervisão e orientação de professores das escolas e das universidades.
Juliana Passos deu aula para 24 bolsistas de 2022 a 2024. Desde 2024, orienta outros 24. Esses últimos fazem parte da oferta de 80.040 bolsas anunciada em 2024. Além da Dança, as áreas envolvidas foram: Alfabetização, Artes, Artes Visuais, Biologia, Ciências Agrárias, Ciências Naturais, Ciências Sociais, Computação, Educação Bilíngue de Surdos, Educação Do Campo, Educação Especial, Educação Física, Educação Indígena, Educação Quilombola, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras – Espanhol, Letras – Inglês, Letras – Língua Brasileira de Sinais (Libras), Letras – Português, Licenciaturas Interdisciplinares, Matemática, Música, Pedagogia, Química e Teatro.
Dia dos Professores – O Dia dos Professores é comemorado anualmente no dia 15 de outubro. Há exatos 198 anos, em 1827, o então imperador D. Pedro I estabeleceu que todas as cidades do Brasil receberiam as “escolas de primeiras letras”, voltadas ao ensino elementar. O governo federal oficializou a data como feriado escolar pelo Decreto nº 52.682/1963.
Assessoria de Comunicação do MEC, com informações da Capes Categoria