Com um gesto de celebração e reconhecimento à bravura enquanto esteve internado, o bebê Noah Nascimento foi homenageado com o ‘Certificado de Coragem’ ao receber alta da Unidade de Cuidado Intermediário Neonatal Convencional (UCINCo) da Maternidade Regional de Camaçari (MRC), unidade da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) gerida pela Fundação Estatal Saúde da Família (FESF-SUS).
Devido ao nascimento prematuro, com 32 semanas de gestação, o pequeno ficou 55 dias internado. Os quase dois meses de rotina hospitalar permitiram o vínculo entre a mãe do pequeno Noah, Carolaine Santana, com as outras mamães e também com a equipe multiprofissional da unidade.
Carolaine conta que o cuidado humanizado e apoio recebido na MRC foram muito importantes para vencer os dias de internamento. “Foi uma jornada muito desafiadora, que exigiu de mim muita fé em Deus”, compartilhou. “Quando recebi o certificado, meu olho encheu de lágrima, mas de gratidão. Sou grata a Deus e a toda a equipe por todo apoio que recebi. Teve dia que eu chorava, pensava em desistir, mas as enfermeiras me davam força, e hoje estou aqui, perto de ir para casa”, contou emocionada.
De acordo com o Ministério da Saúde, são considerados prematuros os bebês que nascem com menos de 37 semanas de gestação. Nascidos antes de 28 semanas são considerados prematuros extremos, enquanto os nascimentos entre 28 e 31 semanas e seis dias são classificados como moderados. Já os nascimentos entre 32 e 36 semanas são classificados como prematuridade tardia.
“Momento como estes são muito gratificantes. A equipe toda vivencia com muita satisfação e cuidado cada momento dos nossos pequenos e essa iniciativa reforça o compromisso da equipe multiprofissional com o cuidado humanizado”, assegurou a Coordenadora do Serviço de Fisioterapia, Andréa Silva.
Para garantir a assistência adequada a este perfil de pacientes, a MRC dispõe, além de estrutura com UTI neonatal e Unidades de Cuidados Intermediários (UCI), da oferta de Parto Humanizado e do Método Canguru, linha de cuidado especializado que prioriza o acolhimento, segurança e fortalecimento do vínculo entre bebê e família.
Sobre a MRC
A Maternidade Regional de Camaçari (MRC) é referência no atendimento a gestantes de alto risco, com oferta de acompanhamento integral para as pacientes. Ao todo, dispõe de 107 leitos, distribuídos entre serviços como obstetrícia, neonatologia e cirurgia. O acesso pode ser feito por meio de regulação via Secretaria da Saúde do Estado ou por demanda espontânea.
Ascom da Maternidade Regional de Camaçari