PorClaudio Porto – Quarta, 7 de Juho de 2021
Multinacional brasileira buscava negociação global, que foi vetada por autoridades antitruste dos EUA
A multinacional brasileira Tupy, referência na fabricação de componentes estruturais em ferro fundido, como, por exemplo, bloco do motor e cabeçote automotivo, concluiu nesta segunda, 5, a aquisição das operações metalúrgicas da Teksid, subsidiária do grupo Stellantis, no Brasil e em Portugal, em uma negociação que movimentou 67,5 milhões de euros.
Inicialmente a Tupy estava disposta a investir 210 milhões de euros em um plano maior: assumir todas as plantas da Teksid no México, China, Polônia, além das estruturas administrativas na Itália e Estados Unidos. No entanto, autoridades estadunidenses antitruste vetaram a aquisição das unidades, o que fez a fundição brasileira optar pelos ativos mais estratégicos do portfólio. O veto à negociação a impediu de se colocar como player global competitivo no fornecimento ao setor automotivo, atualmente responsável por mais de 90% de seu faturamento.
Apesar disso, para o CEO da Tupy, Fernando Cestari de Rizzo, “a conclusão desta negociação é um passo muito importante para a Tupy e faz parte da estratégia de crescimento global da companhia, além de ampliar a capacidade para produção de blocos e cabeçotes direcionados a bens de capital”.
Com fábricas em Joinville, em Santa Catarina, Mauá, em São Paulo, e nas cidades de Saltillo e Ramos Arizpe, no México, além dos escritórios comerciais em São Paulo, EUA e Alemanha, a Tupy incorpora, com a transação, fundições de ferro e de alumínio, localizadas em Belo Horizonte, e uma fundição de ferro em Aveiro, em Portugal. Informações do site rib.ind.br