- ESPN.com.br – Sábado, 8 de agosto 2020
O Palmeiras venceu o Corinthians por 4 a 3 nos pênaltis, neste sábado, após empate por 1 a 1 no tempo normal, e sagrou-se campeão do Campeonato Paulista 2020. Luiz Adriano, de cabeça, marcou o gol alviverde, enquanto Jô empatou para o Timão, aos 50 do 2º tempo. Nos pênaltis, brilhou o goleiro Weverton, que pegou duas batidas.
Com isso, o Verdão acabou com um jejum de 12 anos sem levantar o caneco estadual. O último tinha vindo em 2008, também com Vanderlei Luxemburgo de técnico.
Foi também a “vingança” pelo Paulistão de 2018, quando o Alvinegro comemorou em plena arena alviverde. Desta vez, porém, o time da casa conseguiu fazer valer seu mando.
Em campo, o Palmeiras começou bem melhor e, logo em sua 1ª chegada ao ataque, quase abriu o placar.
Zé Rafel escapou pela esquerda, invadiu a área e caiu, mas conseguiu cruzar para o meio. Willian chegou batendo, mas Cássio fez defesa espetacular.
Depois disso, o Verdão rodou a bola sem objetividade, sendo facilmente anulado pela defesa corintiana, e não conseguiu mais ameaçar.
Dos 30 minutos em diante, foi a vez do Timão ter a superioridade, tabelando bem e chegando com perigo em chutes de Ramiro e Mateus Vital.
No entanto, com os pés fora da forma, o 1º tempo acabou mesmo no 0 a 0.
Na volta dos vestiários, mexidas para os dois lados: Everaldo entrou na vaga de Mateus Vital no Corinthians, e, no Alviverde, Rony e Bruno Henrique substituíram Gabriel Menino e Ramires.
E, assim como na etapa, inicial, o Palmeiras começou melhor, e acabou sendo fatal desta vez no ataque.
Logo aos 3 minutos, Matías Viña cruzou bem e Luiz Adriano acertou uma cabeçada forte no canto de Cássio, balançando as redes alvinegras.
O Alvinegro sentiu o gol, e o Verdão passou a cruzar bolas na área seguidamente, ficando muito perto de ampliar.
Tiago Nunes, então, partiu para mexida dupla: sacou Ramiro e Gabriel e colocou Araos e Cantillo para melhorar sua saída de bola e tentar ser mais agressivo.
Os planos do treinador, porém, sofreram um abalo depois que o lateral Fagner torçou o tornozelo e pediu para sair – Michel Macedo entrou em seu lugar.
A pressão imaginada não veio, mas o Timão teve uma ótima chance para empatar aos 38, quando Luan recebeu livre na área e, quando foi chutar, Felipe Melo chegou travando.
Mas o futebol é realmente incrível, e, quando o Palmeiras já estava com o grito de “campeão” na garganta, Gustavo Gómez deu carrinho em Jô na área.
Pênalti claríssimo, aos 50 minutos do 2º tempo!
Na batida, Jô não desperdiçou e empatou a partida, levando a decisão para as penalidades.
Nas penalidades, Weverton fechou a meta, pegando as batidas de Michel Macedo e Cantillo, e garantiu o título palestrino.
Ficha técnica
Palmeiras 1 (4) x (3) 1 Corinthians
GOLS: Palmeiras: Luiz Adriano Corinthias: Jô (pênalti) PÊNALTIS: Palmeiras: Bruno Henrique (X), Raphael Veiga (O), Gustavo Scarpa (O), Lucas Lima (O), Patrick de Paula (O) Corinthians: Michel Macedo (X), Danilo Avelar (O), Cantillo (X), Sidcley (O), Jô (O)
PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino (Bruno Henrique) e Ramires (Rony); Zé Rafael (Raphael Veiga), Willian (Lucas Lima) e Luiz Adriano (Gustavo Scarpa)Técnico: Vanderlei Luxemburgo
CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Michel Macedo), Gil, Danilo Avelar e Carlos; Gabriel (Cantillo), Ederson, Ramiro (Araos) e Luan; Mateus Vital (Everaldo) e Jô Técnico: Tiago Nunes
Estatísticas
Cássio chegou a 469 jogos e agora é o 10º que mais jogou pelo Corinthians
O Corinthians teve 54% de posse de bola no 1º tempo no Allianz Parque
O Corinthians finalizou 9 vezes no 1º tempo (2 no gol), contra 4 do Palmeiras (1 no gol)
7º gol de Luiz Adriano em 16 jogos pelo Palmeiras na temporada
2º gol de Jô em 4 jogos pelo Corinthians na temporada
23º título do Palmeiras no Campeonato Paulista
Fim da série de 3 títulos seguidos do Corinthians no Paulista
9º título do Paulista conquistado por Vanderlei Luxemburgo na carreira
5º título do Paulista de Vanderlei Luxemburgo pelo Palmeiras
Próximos jogos
As duas equipes voltam a campo durante a semana, pelo Brasileirão.
- Quarta-feira, 12/08, 19h15*, Atlético-MG x Corinthians
- Quarta-feira, 12/08, 21h30*, Fluminense x Palmeiras
Fonte: ESPN Brasil