Palmeiras vence Corinthians nos pênaltis no Allianz Parque e é campeão do Campeonato Paulista

esportes
  • ESPN.com.br – Sábado, 8 de agosto 2020

Palmeiras venceu o Corinthians por 4 a 3 nos pênaltis, neste sábado, após empate por 1 a 1 no tempo normal, e sagrou-se campeão do Campeonato Paulista 2020. Luiz Adriano, de cabeça, marcou o gol alviverde, enquanto Jô empatou para o Timão, aos 50 do 2º tempo. Nos pênaltis, brilhou o goleiro Weverton, que pegou duas batidas.

Com isso, o Verdão acabou com um jejum de 12 anos sem levantar o caneco estadual. O último tinha vindo em 2008, também com Vanderlei Luxemburgo de técnico.

Foi também a “vingança” pelo Paulistão de 2018, quando o Alvinegro comemorou em plena arena alviverde. Desta vez, porém, o time da casa conseguiu fazer valer seu mando.

Em campo, o Palmeiras começou bem melhor e, logo em sua 1ª chegada ao ataque, quase abriu o placar.

Zé Rafel escapou pela esquerda, invadiu a área e caiu, mas conseguiu cruzar para o meio. Willian chegou batendo, mas Cássio fez defesa espetacular.

Depois disso, o Verdão rodou a bola sem objetividade, sendo facilmente anulado pela defesa corintiana, e não conseguiu mais ameaçar.

Dos 30 minutos em diante, foi a vez do Timão ter a superioridade, tabelando bem e chegando com perigo em chutes de Ramiro e Mateus Vital.

No entanto, com os pés fora da forma, o 1º tempo acabou mesmo no 0 a 0.

Na volta dos vestiários, mexidas para os dois lados: Everaldo entrou na vaga de Mateus Vital no Corinthians, e, no Alviverde, Rony e Bruno Henrique substituíram Gabriel Menino e Ramires.

E, assim como na etapa, inicial, o Palmeiras começou melhor, e acabou sendo fatal desta vez no ataque.

Logo aos 3 minutos, Matías Viña cruzou bem e Luiz Adriano acertou uma cabeçada forte no canto de Cássio, balançando as redes alvinegras.

O Alvinegro sentiu o gol, e o Verdão passou a cruzar bolas na área seguidamente, ficando muito perto de ampliar.

Tiago Nunes, então, partiu para mexida dupla: sacou Ramiro e Gabriel e colocou Araos e Cantillo para melhorar sua saída de bola e tentar ser mais agressivo.

Os planos do treinador, porém, sofreram um abalo depois que o lateral Fagner torçou o tornozelo e pediu para sair – Michel Macedo entrou em seu lugar.

A pressão imaginada não veio, mas o Timão teve uma ótima chance para empatar aos 38, quando Luan recebeu livre na área e, quando foi chutar, Felipe Melo chegou travando.

Mas o futebol é realmente incrível, e, quando o Palmeiras já estava com o grito de “campeão” na garganta, Gustavo Gómez deu carrinho em Jô na área.

Pênalti claríssimo, aos 50 minutos do 2º tempo!

Na batida, Jô não desperdiçou e empatou a partida, levando a decisão para as penalidades.

Nas penalidades, Weverton fechou a meta, pegando as batidas de Michel Macedo e Cantillo, e garantiu o título palestrino.

Ficha técnica

Palmeiras 1 (4) x (3) 1 Corinthians

GOLS: Palmeiras: Luiz Adriano Corinthias: Jô (pênalti) PÊNALTISPalmeiras: Bruno Henrique (X), Raphael Veiga (O), Gustavo Scarpa (O), Lucas Lima (O), Patrick de Paula (O) Corinthians: Michel Macedo (X), Danilo Avelar (O), Cantillo (X), Sidcley (O), Jô (O)

 PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha, Felipe Melo, Gustavo Gómez e Matías Viña; Patrick de Paula, Gabriel Menino (Bruno Henrique) e Ramires (Rony); Zé Rafael (Raphael Veiga), Willian (Lucas Lima) e Luiz Adriano (Gustavo Scarpa)Técnico: Vanderlei Luxemburgo

 CORINTHIANS: Cássio; Fagner (Michel Macedo), Gil, Danilo Avelar e Carlos; Gabriel (Cantillo), Ederson, Ramiro (Araos) e Luan; Mateus Vital (Everaldo) e Jô Técnico: Tiago Nunes

Estatísticas

Cássio chegou a 469 jogos e agora é o 10º que mais jogou pelo Corinthians

O Corinthians teve 54% de posse de bola no 1º tempo no Allianz Parque

O Corinthians finalizou 9 vezes no 1º tempo (2 no gol), contra 4 do Palmeiras (1 no gol)

7º gol de Luiz Adriano em 16 jogos pelo Palmeiras na temporada

 gol de Jô em 4 jogos pelo Corinthians na temporada

23º título do Palmeiras no Campeonato Paulista

Fim da série de 3 títulos seguidos do Corinthians no Paulista

 título do Paulista conquistado por Vanderlei Luxemburgo na carreira

5º título do Paulista de Vanderlei Luxemburgo pelo Palmeiras


Próximos jogos

As duas equipes voltam a campo durante a semana, pelo Brasileirão.

  • Quarta-feira, 12/08, 19h15*, Atlético-MG x Corinthians
  • Quarta-feira, 12/08, 21h30*, Fluminense x Palmeiras

Fonte: ESPN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *