Pesquisa mostra que falta de sono aumenta angústia e afeta humor entre adolescentes

Brasil saúde

A pesquisa foi liderada pela Flinders University, pediu que 34 adolescentes saudáveis com idades entre 15 e 17 anos passassem 10 dias e nove noites em um centro de sono especialmente projetado.

As pessoas foram alocados para uma das três “doses” de sono por cinco noites consecutivas, que englobam cinco horas, 7,5 horas ou 10 horas na cama por noite. Além de duas noites iniciais e duas noites de “recuperação” de até 10 horas na cama.

O humor foi medido a cada três horas após acordar para avaliar as respostas a sentimentos como “deprimido”, “com medo”, “zangado”, “confuso”, “ansioso”, “feliz” e “enérgico”.

Através de escalas visuais analógicas unipolares que medem os estados de humor, o estudo descobriu:

Os participantes do grupo de cinco horas, mas não os grupos de 7,5 ou 10 horas, relataram estar significativamente mais deprimidos, irritados e confusos durante a restrição de sono do que no início do estudo;
A felicidade e a energia diminuíram significativamente após a restrição do sono para oportunidade de cinco horas de sono;
Quando os participantes tiveram oportunidades de sono de 10 horas, sua felicidade aumentou significativamente;
Nenhum efeito estatisticamente significativo da restrição do sono foi encontrado para medo ou ansiedade, embora efeitos pequenos a moderados do sono restrito a cinco ou 7,5 horas tenham sido encontrados.
“As duas noites de sono de recuperação não foram suficientes para se recuperar de estados de humor negativos aumentados para o grupo de cinco horas, embora a recuperação tenha ocorrido para estados de humor positivos”, disse a autora principal, Michelle Short.

“Dada a prevalência de sono insuficiente e o aumento da incidência de transtornos de humor e desregulação em adolescentes, nossos resultados destacam a importância de sono suficiente para mitigar esses riscos”, informou a conclusão do artigo, “Duração do sono e humor em adolescentes: um estudo experimental”, de 2021.

A fase da adolescência é um estágio de maturidade emocional com alguns pontos críticos em termos de risco elevado de aparecimento de transtornos de humor. Os pesquisadores enfatizam que dormir o suficiente é crucial para proteger contra déficits de humor em adolescentes saudáveis.

Os resultados do estudo experimental da duração do sono e do humor confirmaram que os adolescentes relatam oscilações de humor em termos de depressão, felicidade, raiva, confusão e energia.

Fonte: D24am.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *