Uma nova onda de infecções por Covid-19 estaria se espalhando pelo mundo. O comunicado foi feito pelo diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, aos integrantes do Comitê Olímpico Internacional em Tóquio nesta quarta-feira (21). “Dezenove meses após o início da pandemia e sete meses desde que as primeiras vacinas foram aprovadas, estamos agora nos estágios iniciais de outra onda de infecções e mortes”, afirmou Ghebreyesus.
Ainda segundo o representante da OMS, um dos principais motivos que levaram à nova onda Covid-19 foi a falha global no compartilhamento de vacinas, testes e tratamentos da doença. Isto porque, parte dos países que possuem recursos adequados estariam mais abertos do que outros, que vêm se fechando no intuito de retardar a propagação do vírus. O diretor-geral também considerou uma “injustiça terrível” a desigualdade de vacinas pelo mundo. “Isso não é apenas um ultraje moral, é também epidemiológica e economicamente autodestrutivo”, elencou Ghebreyesus.
Para o integrante da entidade, quanto mais tempo a pandemia durar, mais problemas socioeconômicos ela trará e a doença tende a permanecer até que todos os países tenham controle sobre ela. “A pandemia é um teste e o mundo está falhando”, considerou.
Após terem sido adiados em 2020 devido a pandemia, os Jogos de Tóquio estão previstos para iniciar nesta sexta-feira (23). Em contrapartida, a crescente no número de casos de Covid-19 na capital do Japão já vem causando preocupação aos responsáveis pelo evento, que decidiram banir todos os espectadores de comparecerem aos jogos.
Fonte: Agência Brasil