O Elevador Lacerda, um dos principais ascensores de Salvador, voltou a funcionar no início da manhã desta quarta-feira (16), um dia após o serviço ter sido totalmente suspenso. No entanto, apenas uma das quatro cabines está em operação, de acordo com a Secretaria Municipal de Mobilidade (Semob).
No final da manhã de terça-feira (15), seis pessoas ficaram confinadas e precisaram aguardar cerca de 40 minutos, até a chegada de um mecânico, que conseguiu abrir a porta e retirá-las do espaço. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
Conforme a Semob, responsável pelo ascensor, após o ocorrido, as viagens foram interrompidas para que uma equipe técnica pudesse realizar serviços de reparo e manutenção.
Desde 2006, o ascensor é patrimônio cultural pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Além de ser um dos principais pontos turísticos da capital baiana, o Elevador Lacerda é um importante meio de transporte entre a Cidade Baixa e a região central da cidade.
Sem o equipamento, na terça, os passageiros migraram para o Plano Inclinado Gonçalves (PIG), na mesma região. A demanda extra gerou longas filas para embarque, que opera com capacidade menor em relação ao Elevador Lacerda.
Fonte: g1 Bahia