O barranco da Terceira Ladeira de Santa Rita, que fica no bairro do Matatu, em Salvador, deslizou e atingiu duas casas na madrugada desta quarta-feira (11). Duas famílias que moram nos imóveis dormiam no momento do incidente. Apesar do susto, ninguém ficou ferido.
A área afetada é próxima ao acesso à Igreja de Santa Rita. Moradores do bairro relataram que a situação aconteceu por volta das 3h, enquanto chovia forte. A comunidade está em alerta, pois segue chovendo em Salvador nesta manhã.
Uma rachadura se abriu no asfalto e por isso o risco de desabamento é iminente. A Superintendência de Trânsito de Salvador (Transalvador) interditou a rua, para evitar que ocorra uma tragédia, mas o carro de um morador está estacionado no local, às margens do barranco.
O caminhoneiro Adriano Freitas, que mora no local, disse que o impacto da passagem de veículos pesados ajuda no rompimento do asfalto e deslizamento da terra.
“A gente acordou com o pessoal da Transalvador falando e veio ver o que era. O medo é que a terra deslize ainda mais, porque toda hora passa carro pesado aqui e essa encosta já está começando a descer todinha e ainda está descendo. Os órgãos têm que mandar fechar a rua e fazer a contenção do barranco”, alertou ele.
Além dessa situação, há um poste que também fica na beira da encosta, que preocupa os moradores. A população contou que ele está totalmente inclinado, por causa da passagem de veículos altos, que arrastam a fiação. Com o tempo chuvoso, há o medo de que a estrutura tombe totalmente.
Previsão e outras ocorrências
Chove forte em Salvador desde a madrugada da última segunda-feira (9) e a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de que siga chovendo nesta quarta. A capital baiana deve ser atingida por volumes de chuva de até 50 mm, mas em menor intensidade, em comparação com os dias anteriores. Na terça-feira (10), os volumes de chuva chegaram a 100 mm.
O instituto mantém alerta para possibilidade de alagamentos e pequenos deslizamentos, em áreas de risco. As temperaturas variam entre 22º e 30º, nas próximas horas.
Por causa dessa chuva intensa, o solo da Rua Juracy Trindade, no bairro de Jardim Cajazeiras, cedeu e quatro casas foram atingidas pelo barro, na terça. Apesar do susto e dos prejuízos, não há registro de feridos.
Com o deslizamento, o muro e as grades de uma das casas tombou em cima do imóvel. A Defesa Civil de Salvador (Codesal) esteve no local e fez vistoria. Uma nova inspeção será feita na quinta-feira (12).
Fonte: g1 Bahia