Duas mulheres que ficaram feridas após o acidente no metrô de Salvador, registraram ocorrência, nesta quarta-feira (1°), na 11ª Delegacia Territorial (DT)/Tancredo Neves. Outras quatro pessoas tiveram ferimentos.
As mulheres que denunciaram o caso na delegacia são mãe e filha. A Polícia Civil informou que expediu guias de exames de corpo de delito para elas, mas não detalharam as lesões sofridas por elas.
O acidente aconteceu na manhã de terça-feira (31), quando dois trens descarrilaram e tombaram após um deles bater em caminhão de alinhamento – que é um vagão de serviço. Até a tarde desta quarta, as estações de Bom Juá e Pirajá, em Salvador, seguiam sem funcionar.
Dois vagões foram retirados no final da tarde de terça, e os outros dois na noite e durante a madrugada.
Com essa interrupção, as estações do metrô estão com fluxo maior de passageiros que o normal. A linha 2 do metrô, que segue até o Aeroporto Internacional de Salvador funciona normalmente, sem alterações.
Dois trabalhadores e quatro passageiros ficaram feridos, e foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e do Corpo de Bombeiros. Três delas foram levadas para o Hospital Geral do Estado (HGE), uma para o Hospital Municipal de Salvador e as outras duas foram levadas para uma unidade particular.
De acordo com a CCR Metrô Bahia, concessionária responsável pelo transporte metroviário em Salvador e região metropolitana, todos tiveram alta na terça-feira e passam bem.
Imagens gravadas no local mostraram que a parte da frente de um dos trens descarrilou, depois dessa batida. Por causa do descarrilamento, o trem ficou inclinado e atingiu a outra composição, que estava no trilho ao lado.
Em outros vídeos feitos dentro do trem, os passageiros apareceram sendo retirados dos vagões por trabalhadores uniformizados. Essas pessoas não aparentavam ferimentos e precisaram andar pelos trilhos do metrô.
Esquema emergencial de transporte
Por causa do acidente, a linha 1 operou apenas entre os terminais Acesso Norte e Lapa, nos dois sentidos. Depois, precisou ser interrompida até a última atualização desta matéria e, em seguida, a CCR e a prefeitura de Salvador inseriram linhas de ônibus para o translado entre o Retiro e Pirajá.
Já a linha 2 – que chegou a funcionar com velocidade reduzida, em modo de emergência – teve o fluxo restabelecido.
A CCR criou duas linhas emergenciais ligando as estações de transbordo que deixaram de funcionar por causa do acidente na linha 1. Esse atendimento será feito até que a operação do metrô seja normalizada. As linhas serão:
- Acesso Norte/Pirajá;
- Pirajá/Acesso Norte.
Para reforçar as operações, a prefeitura também colocou duas linhas de ônibus emergenciais, para auxiliar o trajeto dos passageiros. Essas linhas serão desativadas quando a linha 1 voltar a trafegar regularmente. Os itinerários são:
- Lapa/Pirajá;
- Lapa/Acesso Norte.
Fonte: G1 Bahia