Quando soube que o Projeto SEJA! estava com inscrições abertas, Milena Lima, de 31 anos, percebeu que era a oportunidade que precisava. “Já estava querendo voltar a estudar para me qualificar e conseguir um emprego, ter uma vida melhor para mim e para minha família”, conta. Moradora de Camaçari, ela é uma das participantes do projeto, que tem foco na conclusão do ensino médio e na qualificação profissional.
Inscrita no curso de Conferente, Milena se identificou com a área. “Estou aprendendo muito e, como já estava um pouco enferrujada com as noções de informática básica, decidi fazer um curso de Excel para me aperfeiçoar”, conta a autônoma, que já tem planos para o futuro. “A partir das aulas do curso de Conferente, senti vontade de fazer o curso técnico em Logística”, compartilha.
Patrocinado pela Braskem, o Projeto SEJA! é realizado pelo Serviço Social da Indústria (SESI), com participação do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI). O objetivo é elevar a educação básica de jovens e adultos de Camaçari e Dias d’Ávila, na Região Metropolitana de Salvador (RMS), por meio da conclusão do ensino médio e qualificação profissional. “Acreditamos no potencial transformador da educação, por isso investimos em projetos que visam desenvolver as comunidades do nosso entorno por meio do conhecimento e capacitação profissional”, afirma a gerente de Relações Institucionais da Braskem na Bahia, Magnólia Borges.
Outro beneficiado pela iniciativa é Jackson dos Santos, que teve conhecimento das vagas pelas redes sociais e se matriculou para o curso de Assistente de Planejamento e Controle de Produção. “Aprendi a gostar mais da área de exatas. O curso me despertou uma outra visão. Os professores são atenciosos e cuidadosos com a gente”, destaca.
Os cursos de qualificação no âmbito do Projeto SEJA! têm carga horária de 160 horas e são realizados no formato a distância (EaD), com 20% de aulas presenciais, ministradas na unidade do SENAI em Camaçari. “O grande ganho para o jovem é concluir o ensino médio através do SESI e se qualificar para o mercado de trabalho, nas funções de conferente, agente de inspeção da qualidade ou assistente de planejamento e controle da produção”, pontua Ricardo Lima, gerente do ITED, Unidade de Inovação e Tecnologias Educacionais do SENAI Bahia.
Julho das Pretas
Um diferencial do projeto são as atividades interdisciplinares, que abordam temas relacionados aos conteúdos escolares de uma forma diferente. Agora em julho, mês em que é celebrado o Dia Internacional da Mulher Negra Latino Americana e Caribenha, será realizada a roda de conversa Julho das Pretas.
“O objetivo é resgatar a história de mulheres negras que contribuíram e contribuem no cenário científico, social, político, acadêmico, artístico entre outros”, conta a gerente de EJA do SESI Bahia, Gisele Freitas. A atividade faz parte da metodologia adotada pelo projeto de Reconhecimento de Saberes, que identifica, valida e certifica as competências e habilidades desenvolvidas nas experiências de vida e trabalho do estudante.
Fonte: Diga Bahia