Apesar de esquentar o corpo no inverno, o banho quente prejudica a pele e o cabelo; conheça os danos
Depois de um dia todo trabalhando no clima gelado, não existe nada melhor do que chegar em casa e tomar aquele banho quentinho. A água quente cai no corpo confortavelmente, espantando o frio e parecendo esquentar até a alma. Porém, apesar da sensação de relaxamento após a ducha, a temperatura do chuveiro pode ser uma grande vilã para pele e cabelo, sabia?
O primeiro motivo é o comprometimento da nossa hidratação natural. “Ela é fundamental para manter a pele saudável, o equilíbrio da flora, do pH e da oleosidade. Além disso, a hidratação natural evita o ressecamento e o envelhecimento precoce“, explica a esteticista e dermaticista Patrícia Elias.
Ou seja, a água muito quente prejudica, principalmente, a barreira cutânea, desencadeando alguns possíveis problemas, como a desidratação seguida do aumento da oleosidade. E tudo isso é uma resposta do organismo para a exposição do corpo à ducha quente, viu?
Segundo a dermaticista, nossa pele produz uma oleosidade natural, responsável pela hidratação da pele. Porém, quanto mais tempo embaixo do chuveiro em altas temperaturas, mais o equilíbrio cutâneo será afetado. Assim, o corpo entende que precisa produzir mais óleo para dar conta desse aspecto desidratado e dilata ainda mais os poros. Tudo que a gente não quer, né?!
Os cabelos também sofrem
E os danos não atingem apenas a pele, sabia? Os cabelos também devem sofrer com o banho muito quente. “A água quente não prejudica apenas o couro cabeludo, mas também os fios por estimular demais as glândulas sebáceas, produzindo mais oleosidade e prejudicando também quem sofre de queda de cabelo ou luta contra a caspa”, argumenta Patrícia.
Então, eu devo tomar banho frio?
De acordo com a esteticista, não! Afinal, ninguém merece ficar embaixo da água gelada em um dia frio, né? Contudo, vale encontrar uma temperatura morna e agradável para fugir dos danos citados e ainda assim sentir prazer com o banho. “Quem tem predisposição a dermatites e acne, por exemplo, deve manter a temperatura mais fria possível”, acrescenta a especialista.
Confira o vídeo abaixo:
Fonte: Alto Astral