O evento que reúne milhares de pessoas de vários municípios esteve suspenso por conta da pandemia
Depois de 2 anos sem ser realizada por conta da pandemia do novo Coronavírus, a Tradicional Festa de Vaqueiros e Fazendeiros voltou acontecer neste fim de semana. Vale lembrar que a pandemia ainda não acabou, mas os órgãos de saúde pública tem liberado por está menos letal e registra número reduzido de casos graves, muito provavelmente por conta da grande maioria das pessoas está vacinada.
A XXXVI Edição poderia ser quadragésima, se não tivesse sido suspensa em dois anos por conta da seca e os últimos dois por conta da pandemia. A Festa foi criada por Mundinho Rossi e Miúdo Preto (falecido).
Segundo o Calila Notícias apurou a primeira festa reuniu cerca de 400 cavalos e diferente dos dias atuais, o desfile acontecia pela manhã, depois da celebração de uma missa pelos padres da Paróquia de Riachão do Jacuípe, Geraldino e Silvino.
Neste ano o desfile percorreu um quilometro, saiu da localidade conhecida como Nicanor com destino a sede do Distrito onde foi montada uma feira de artesanato e produtos da agricultura familiar realizada pela associação de mulheres e o evento recebeu o apoio da Brigada Voluntária Anjos da Caatinga e Bombeiros Militares de Feira de Santana.
O deputado Alex da Piatã (PSD) pré-candidato a mais um mandato na Assembleia Legislativa e a vereadora de Salvador, Marta Rodrigues (PT) ela que é irmã do pré-candidato ao Governo da Bahia, Jerônimo Rodrigues estiveram em Barreiros prestigiando a festa.