A vídeodança “Ela Não É Minha”, produção criada coletivamente sob a direção da dançarina Thaís Bandeira, será lançada no próximo dia 8 de setembro, na Sala de Arte Cinema do Museu, em Salvador. A obra mescla a linguagem de dança, teatro e audiovisual para refletir e criticar o sistema patriarcal, que se sustenta a partir do controle e da inferiorização do corpo feminino.
“Nos interessa gerar uma comunicação direta, que desconcerta e quebra a naturalização da violência. Por isso, desenvolvemos uma obra audiovisual que mescla o teatro e a dança. A palavra para uma comunicação sem contorno e sem resvalo. A poética da dança permite ampliar a sensibilidade e a percepção da temática”, descreve Bandeira, que desenvolveu o projeto ao lado dos multiartistas Luisa Muricy, Luiz Antônio Sena Jr. e Marcelo Galvão. Após o lançamento, a videodança ficará em temporada virtual até 25 de setembro, no canal da organização feminista Tamo Juntas
O “Ela Não É Minha” irá integrar ainda a programação do projeto “Elas e Elos”, que promoverá a exibição da vídeodança e uma série de oficinas de dança e rodas de conversas nos centros de cultura de Plataforma e Alagados, nos dias 10 e 17 de setembro, a partir das 14h.
As oficinas de dança, ministradas por Luísa Muricy, Luiz Antônio Sena Jr, Marcelo Galvão e Thaís Bandeira, oferecem aos participantes a possibilidade de corporificar os temas trazidos pela obra artística.
Em seguida, ocorrem as rodas de conversa, que abordarão temas como os direitos e respeito à mulher, orientações para o reconhecimento da violência e encaminhamento legal, ciclo da violência contra o feminino, entre outros. As atividades serão conduzidas pela advogada e copresidenta da organização Tamo Juntas, Letícia Ferreira, e pelo terapeuta Carlos Aragão.
Serviço
Exibição videodança “Ela Não É Minha”
Quando: 8 de setembro, às 19h
Onde: Sala de Arte Cinema do Museu, no Corredor Da Vitória
Temporada videodança “Ela Não É Minha”
Quando: 8 a 25 de setembro
Onde – Youtube da organização feminista TamoJuntas
Exibição videodança “Ela Não É Minha” + Oficina de Dança + Roda de Conversa com Mulheres e Homens
Quando: 10 de setembro, de 14h às 17h
Onde: Centro de Cultura de Plataforma
Exibição videodança “Ela Não É Minha” + Oficina de Dança + Roda de Conversa com Mulheres e Homens
Quando: 17 de setembro, de 14h às 17h
Onde: Centro Cultural de Alagados.
Fonte: Alô alô Bahia