A Comunidade de Cachoeirinha comemora uma importante conquista: a Certificação Quilombola reconhecida através da Portaria Nº255 – de 10 de Outubro de 2022 da Fundação Cultural Palmares.
Na última sexta-feira (21) foi realizada uma cerimônia que contou com a presença dos moradores da comunidade, do prefeito Dudy, dos vereadores Jaildo e Miranda, do superintendente de Cultura Leone Costa e representantes da Secretaria de Assistência Social.
A Certificação é muito importante pois diminui a vulnerabilidade das comunidades quilombolas, além de ser o primeiro passo para que a existência dessa comunidade se torne oficial.
“Conquista merecida, esse reconhecimento que a comunidade alcançou tem uma simbologia muito grande, é que é dar direito a quem tem direito. Não se trata de privilégios, é reparação histórica”. Comemorou o prefeito Dudy.
O superintendente de Cultura Leone Costa enfatizou a importância da certificação para dar voz a comunidade negra: “Essa Certificação é uma garantia que a história pode ser reparada, que a história pode ser contada de outro víeis, de que um negro pode e tem direito e tem voz a sociedade”.
Assessoria de Comunicação Prefeitura Municipal de Ipirá – O Trabalho é Agora!