Tema contemporâneo dividiu opiniões por conta da ampla abrangência
Aplicada neste domingo (13), no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), o tema da redação de 2022 foi “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”, conforme divulgado pelo Ministério da Educação. O tema vale para as duas versões do Enem: impressa e em computador.
Em razão da abrangência, o tema dividiu opiniões de especialistas que analisaram a prova nas redes sociais. Isto porque, segundo o próprio texto, existem 26 povos tradicionais no Brasil o que torna o desafio de cobrir o tema por completo ainda maior. Outro ponto levantado é a exigência de proposta de internveção, que já é característica da prova do Enem. Por serem povos completamente diferentes, os alunos se viram desafiados a pensar em uma intervenção também abrangente.
“Foi um tema muito amplo e por isso fácil de ser tnagenciado. Não tinha como fazer caber em 30 linhas os 26 povos que o próprio Enem, nos textos motivadores, não conseguiu nem citar. Como o aluno vai fazer caber? E ainda pesnar em uma intervenção que seja benefica ao mesmo tempo para indíos, quilombolas, mariqueitos e quebradores de coco. O aluno teve que fazer escolhas”, apontou a professora de história e redação, Débora Aladin, em vídeo divulgado nas redes sociais, ainda no domingo.
Apesar das críticas, os professores reconhecem a importância e contemporâneidade do tema. “Mais do que se restringir a esses povos, o tema abrange os desafios que o resto da sociedade tem para valorizá-los. Como sempre, o Enem foi muito bem na escolha temática, com uma pegada social muito forte”, analisou a professora de redação e mestre em literatura indígena pela Universidade de Brasília (UnB), Ana Clara Oliveira, em entrevista á Agência Brasil.
Neste domingo (13), os candidatos inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) resolveram 45 questões de ciências humanas e suas tecnologias que envolvem conhecimentos de história, geografia e sociologia. Os estudantes também fizeram o exame de linguagens, códigos e suas tecnologias. Foram 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol. Os participantes ainda escreveram uma redação. Ao todo, foram cinco horas e meia para entregar o cartão de respostas.
No próximo domingo (20), as provas serão de matemática, com 45 questões, e de ciências da natureza, também com 45 questões, abrangendo disciplinas como física, química e biologia. O tempo de duração da segunda prova é de cinco horas.
Fonte: Metro 1