O Grupo H da Copa do Mundo FIFA 2022 é um dos dois únicos grupos em que todos os seus integrantes ainda estão na briga pela classificação aos Jogos Olímpicos. Todos eles já estiveram ao menos em uma edição, contando inclusive com títulos. Então, vamos conferir quais poderão ser os futuros jogadores das Olimpíadas de Paris.
Portugal
Os portugueses não possuem um grande histórico em edições olímpicas. Até hoje, o selecionado português só esteve presente em quatro Jogos Olímpicos, sendo a mais recente a Rio 2016. Os resultados também não são muito animadores, com o melhor deles vindo de Atlanta 1996, quando chegaram até a disputa da medalha de bronze, mas acabaram goleados por 5 a 0 para a seleção brasileira, com direito a três gols de Bebeto, um de Ronaldo, e outro de Flávio Conceição.
António João Pereira de Albuquerque Tavares da Silva, mas pode chama-lo de Antônio Silva, é o primeiro da lista de Portugalcom idade olímpica. O atual zagueiro do Benfica, de Portugal, nasceu em outubro de 2003 na cidade de Viseu. Aos sete anos iniciou sua caminhada pelas categorias de base de clubes locais como Penalva do Castelo, Repesenses e Viseu United, de onde saiu em 2016 para integrar a a vida em Lisboa. Entre os jovens equipe do Benfica.
Antônio Silva sentiu falta da família e ficou afastado do clube por um ano, no entanto com a ajuda da psicóloga do clube conseguiu superar os problemas e regressou do Benfica, Silva impressionou durante seu tempo de jogo e foi parte fundamental do primeiro troféu europeu da equipe, em 60 anos, a UEFA Youth League em 2021. Em novembro de 2021, Antônio assinou o primeiro contrato profissional com os encarnados, fazendo sua estreia pelo time B na derrota por 2 a 1 para o Mafra, na segunda divisão portuguesa.
Era esperado que Silva passasse a temporada 2022–23 continuando seu desenvolvimento no Benfica B, mas ele começou a treinar com a primeira equipe, sendo titular pela primeira vez em agosto de 2022, e tendo uma ótima atuação, na vitória por 3 a 0 fora de casa sobre Boavista na Primeira Liga de Portugal. Em outubro, Silva marcou seu primeiro gol pelo clube, abrindo a vitória do Benfica em casa por 4 a 3 sobre a Juventus em uma partida da fase de grupos da Champions League. O sucesso do zagueiro o levou à ser convocado para disputar esta Copa, com apenas 19 anos. Antônio Silva tem passagens constantes pelas seleções de base do país, desde o sub16, e fez a sua estreia na seleção principal, em um amistoso preparatório para a Copa, contra a Nigéria, na vitória por 4 a 0.
Nuno Mendes é descendente de angolanos, nascido em Sintra, Portugal, é lateral esquerdo do Paris Saint-Germain. Nuno começou no clube Despertar em 2011, rapidamente se destacou pelo pequeno clube, e já era então notado pelos 3 grandes de Portugal: Porto, Benfica e Sporting. No ano seguinte o garoto de 9 anos iniciava a sua trajetória pelo Sporting de Lisboa.
Nuno fez a sua estreia profissional em junho de 2020, na vitória de 1 a 0 sobre o Paços de Ferreira, em jogo da primeira divisão portuguesa. Ao fim de 2020, com apenas 18 anos, Nuno já se destacava e marcou seu primeiro gol como profissional, na vitória por 2 a 0 sobre o Portimonense. Na temporada 2021–22 Nuno conviveu com algumas lesões, ainda assim atuou em 47 jogos, marcando 1 gol e distribuindo 3 assistências. Em agosto de 2021, foi anunciado pelo Paris Saint-Germain sendo um empréstimo com opção de compra por cinco anos, e fazendo a estreia pelo clube parisiense, em uma vitória por 4 a 0 sobre o Clermont, em jogo da Ligue 1.
Em maio de 2022, o seu destaque foi reconhecido e sua compra efetivada pelo clube francês por mais de 40 milhões de euros. Na temporada atual são 17 partidas, com 2 gols marcados e 4 assistências. Integra as seleções de base de Portugal desde 2018 quando foi chamado pelo sub16. Na seleção principal já foram 17 partidas deste que promete ser um dos destaques do lado esquerdo nesta Copa do Mundo.
Gonçalo Matias Ramos, nasceu em junho de 2001 no Algarve, região importante de Portugal. Atualmente atacante do Benfica, Ramos iniciou a sua carreira no futebol nas camadas jovens do Olhanense em 2009, antes de ingressar no Loulé, e, depois se juntar aos jovens do Benfica em 2013, aos 12 anos.
Em 2019, fez sua estreia na equipe do Benfica B em uma derrota em casa por 3 a 2 para o Braga B, na segunda divisão portuguesa. O destaque veio, quando marcou onze gols em doze jogos, e fez com que o atacante fosse alçado ao time principal, fazendo a sua estreia em julho de 2020, em uma vitória por 4 a 0 sobre o Desportivo das Aves, na Primeira Liga de Portugal, marcando dois gols em 8 minutos. No entanto a temporada 2020-21 foram de poucos minutos para o atacante. As coisas mudaram em janeiro, quando Nélson Veríssimo que já o havia treinado na equipa B, assumiu o clube, e Ramos passou a jogar com mais regularidade, e reacendeu sua forma, marcando sete golos e dando duas assistências.
A sua versatilidade permitiu atuar em várias posições no ataque e terminou a temporada em alta. Sua primeira atuação pela Champions League foi um empate fora de casa por 3 a 3 contra o Liverpool em Anfield, se tornando assim o segundo jogador mais jovem (com 20 anos e 297 dias) a marcar pelo clube nas fases finais da competição. Na temporada atual, os números impressionam, são 14 gols em 21 partidas, além de 6 assistências. Pela seleção principal marcou um gol em um jogo disputado. Nas categorias de base iniciou pelo sub17 e foi presença constante em todas as equipes.
Gana
A seleção de Gana conta com seis participações no torneio olímpico de futebol, e sem grandes resultados na maioria delas. A exceção vem da edição dos Jogos em Barcelona 1992, aonde o país africano conquistou uma medalha de bronze na competição, vencendo a Austrália na decisão. O prêmio veio após uma ótima campanha, na qual passaram em primeiro lugar em seu grupo, derrotaram o Paraguai nas quartas, e foram superados pela Espanha nas semifinais.
No Catar, os ganeses terão um time extremamente jovem, muitos dos convocados estão a apenas um ano de diferença do limite olímpico. Então, não é por menos que o país africano tem quatro nomes nesta lista, elegíveis para as Olimpíadas.
Ibrahim Danlad será um dos quatro goleiros ganeses nesta Copa. Depois do desfalque do titular da seleção, Jojo Wollacott, ele ganhou espaço no grupo. Danlad atuou por diversos times do futebol local, até se firmar no Asante Kotoko, em 2021. No ano seguinte, virou titular na equipe ganesa, e chegou a atuar pela Champions League Africana. Com passagens pelas seleções de base desde a sub17, e com três convocações para o time principal, Ibrahim, ainda não esteve em campo pela seleção principal de Gana.
Outro jovem jogador desta seleção é Daniel Afriyie Barnieh. Nascido em Kumasi, Barnieh, que já declarou ser fã do Ronaldo, possui uma carreira bastante curta no futebol. Curiosamente, ele começou a jogar no Rahimo, clube de Burkina Faso. Porém, foi adquirido pelo Hearts of Oak, clube da primeira divisão do futebol de seu país. Por lá, foram 69 jogos, com 13 gols e 4 assistências. Na seleção de Gana, a primeira convocação só veio neste ano, para amistosos, e, apesar de ter entrado por poucos minutos em duas das três aparições até este momento, somente no último jogo, na vitória contra a Suíça, que disputou como titular.
Abdul Fatawu Issahaku é um dos principais nomes da nova geração do futebol ganense, e foi considerado pelo The Guardian, um dos melhores novos talentos no futebol africano. Nascido em Tamale, Gana, ele começou a sua carreira no futebol um pouco tarde, aos 15 anos no Steadfast, time da segunda divisão do seu país.
Em poucos jogos, Issahaku, já despontou com ótimas estatística de gols e assistências, em 2019. O desempenho o levou ao Dreams, outro time de Gana, mas desta vez da primeira divisão. Por lá, ficou apenas até o fim de 2021, aonde disputou 7 jogos, e marcou 6 gols. A performance fez com que ele fosse transferido novamente, para o Sporting, de Portugal
Até o momento foram poucos jogos do atacante pelo time português, mas Fatawu já teve a oportunidade de entrar em campo pela Champions League. Pela seleção, ele já é presença constante desde o começo deste ano, e fez parte do elenco que disputou a Copa Africana de Nações. Quase sempre vindo do banco, Fatawu, tem um gol marcado na vitória de 1 a 0, contra a seleção da Nicarágua.
O último jogador desta lista ganesa para a Copa é Kamal Deen Sulemana. O jogador nascido em Techiman, Gana, vem ganhando bastante destaque internacional pelas suas boas atuações. A sua trajetória no futebol iniciou no Techiman Liberty, um pequeno clube da sua cidade, até se junta à academia Right to Dream.Foram sete anos nesta academia até ser adquirido pelo Nordsjælland, da Dinamarca. No clube dinamarquês o seu desempenho explodiu, foram 43 jogos com 14 gols e 8 assistências para o atacante.
As boas marcas nas duas temporadas em que esteve no Nordsjælland, chamaram a atenção de outro clube europeu, o Rennes, da França. Kamal foi contratado pela equipe por 15 milhões de euros. A boa performance continuou no clube francês, mesmo com um período fora do elenco, por conta de lesão. Ainda assim, o atacante já se tornou peça importante na rotação do time. Na seleção já são 13 partidas disputadas, geralmente vindo do banco, mas ainda não marcou com a camisa de seu país, ele conta apenas com uma assistência.
Uruguai
A seleção uruguaia de futebol é conhecida como Celeste Olímpica, justamente por suas conquistas olímpicas, em Paris 1924 e Amsterdã 1928. Comandados por Pedro Petrone e Héctor Scarone, os uruguaios surpreenderam o mundo do futebol na época. Caso conquistem a classificação para Paris, os nossos vizinhos poderão celebrar o centenário do seu primeiro título.
Além do bicampeonato olímpico, a outra única presença uruguaia em edições olímpicas, veio em Londres 2012. No entanto, ela não foi tão bem sucedida, sendo eliminados ainda durante a fase de grupos da competição.
Manuel Ugarte será uma das peças desta seleção, com idade olímpica para os próximos Jogos Olímpicos em Paris. Nascido na capital do Uruguai, Montevidéu, o volante começou a sua carreira na base do City Park, antes de se transferir para o Fénix.
Pelo Fénix foram cinco anos entre categorias de base, e profissional, totalizando 57 jogos. Até receber a proposta de atuar no futebol português, pelo Famalicão. Ugarte chegou ao seu novo clube no começo de 2021, mas no fim do mesmo ano, mais uma troca, agora para o Sporting, também em Portugal.
Foi no time verde que o seu futebol ganhou destaque. Nem sempre como titular, ele está quase sempre presente nos jogos do Sporting, além de ter tido a oportunidade de atuar em jogos da Champions League.
Na seleção a primeira convocação veio setembro de 2021, quando teve alguns minutos durante a partida vencida por 4 a 2 contra a Bolívia, válida pelas Eliminatórias da Copa. A partir daí ele chegou a ficar de fora de convocações, ou quando convocado sem atuar pela equipe. Apenas nos últimos amistosos da seleção este ano, em que ele voltou a jogar.
O segundo nome da lista uruguaia é o de Facundo Pellistri, uma das promessas do técnico da seleção. Natural de Montevidéu, Facundo, começou nas categorias de base do Peñarol. Apesar de não ter grandes marcas de gols e assistências, o meio-campista que atua pela direita, assinou com o Manchester United, da Inglaterra.
Ele chegou a atuar pelo time sub21 do clube, mas sem oportunidades no time principal, foi emprestado para o Deportivo Alavés, da Espanha, no começo de 2021. No entanto, o desempenho na La Liga não tem sido bom. Em 35 jogos, ele não conseguiu anotar nenhum gol ou assistência, jogando como ponta-direita.
Apesar da performance ruim, o técnico da seleção do Uruguai, aposta em Facundo como um diferencial para o time. Foi após a sua convocação para o time, durante a reta final das Eliminatórias para a Copa no começo deste ano, que a seleção uruguaia conseguiu garantir a classificação. Ele estreou contra o Paraguai, na vitória por 1 a 0, e teve muito destaque na segunda partida, em que derrotaram a Venezuela por 4 a 1, com duas assistências.
Coreia do Sul
A Coreia do Sul, ao lado do Japão, estão entre os países asiáticos com o maior número de participações em torneio olímpicos de futebol, sendo onze para cada. Os sul-coreanos surpreendem pela sequência, com presenças consecutivas desde Seul 1998, quando sediaram uma edição dos Jogos Olímpicos.
O início em Londres 1948 e Tóquio 1964 não foram muito bons, sofrendo goleadas de dois dígitos no placar, em ambas edições. A partir dos jogos de Seul, o desempenho melhorou, levando-os à conquista da medalha de bronze em Londres 2012, justamente contra os japoneses.
Em busca de uma nova medalha olímpica, os sul-coreanos poderão contar com a presença de Lee Kang-In. Apesar de novo, o meio-campista já rodou por vários clubes em sua carreira. Começou no Incheon United, time da sua terra natal.
Após uma breve passagem pelo Flyings FC, foi contratado pelo Valência, da Espanha, com o intuito de atuar nas categorias de base do clube. Entre 2011 e 2017, Kang-In, atuou pelas categorias inferiores do clube, até ser transferido para o Valência B, em 2018, e finalmente para o elenco principal, no ano seguinte.
Lee, atuou por mais de 60 jogos no time espanhol, antes de ser transferido novamente para outro clube da La Liga, o Mallorca. Desde que chegou ao seu clube atual, o jogador sul-coreano já conseguiu igualar e até superar as suas marcas de minutagem, gols e assistências conquistadas pelo clube espanhol.
A estreia pela seleção da Coreia do Sul aconteceu ainda em 2019, num amistoso contra a Geórgia. Desde então, ele já conta com seis aparições pelo seu país; além de diversos jogos pelas seleções de base. Vale destacar que, Kang-In, esteve presente no time olímpico da Coreia do Sul, nas Olimpíadas de Tóquio 2020.
Fonte: Surto Olmípico