A partir de um acordo de cooperação internacional, os dois países vão adotar entre eles medidas para o comércio seguro de genética animal, espécies vegetais vivas e produtos de origem animal e vegetal.
Estão em negociação entre o Brasil, por meio do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e a República Dominicana entendimentos de cooperação em temas sanitários e fitossanitários relativos a insumos e produtos do agronegócio.
O ministro Marcos Montes recebeu na quinta-feira (08), em Brasília, a embaixadora da República Dominicana, Patricia Villegas de Jorge, para tratar de perspectivas do comércio bilateral e abertura de novos fluxos. O ministro assinou carta de intenções, que será igualmente subscrita pelo ministro da Agricultura daquele país, Limber Cruz.
Pelo instrumento, os dois países adotarão medidas para o comércio seguro de genética animal, espécies vegetais vivas e produtos de origem animal e vegetal em conformidade com os acordos internacionais da Organização Mundial do Comércio e organizações internacionais consultivas, como OMSA, CIPV e Codex Alimentarius.
Outras atividades também estão contempladas como o reconhecimento de áreas livres de pragas e enfermidades, visando a promoção e o acesso a mercados de genética animal e vegetal.
Atualmente, o Brasil exporta para a República Dominicana produtos como cereais, farinhas e preparados, milho, café, carne de frango, entre outros. Já a República Dominicana vende fumo, como charutos e cigarros.
Fonte: Ascom Mapa