‘Não era pegador de pênaltis’: ex-Flamengo viu carrasco do Brasil na Copa nascer para o futebol e se espanta

esportes

Segunda, 12 de dezembro de 2022

Dominik Livakovic já defendeu quatro cobranças no Qatar


Herói da Croácia, que enfrenta a Argentina pela semifinal da Copa do Mundo nesta terça-feira (12), Dominik Livakovic fez uma grande fama como pegador de pênaltis no Qatar. Ele defendeu quatro cobranças até o momento: três contra o Japão nas oitavas de final e uma contra o Brasil pelas quartas.

Pouco conhecido antes do Mundial, o croata surpreendeu até mesmo um antigo colega de equipe com o sucesso nas penalidades. Ex-volante do FlamengoJonas conta que o goleiro era muito diferente na época em que eles atuaram juntos pelo Dínamo de Zagreb, em 2016.

“Não era um pegador de pênaltis. Essa característica ele adquiriu com o passar do tempo e evoluiu. Nunca bati um pênalti nele e não sabia que ele era assim”, disse ao ESPN.com.br.

Livakovic começou nas categorias de base do NK Zagreb, pelo qual se profissionalizou na temporada 2012/13, até ser vendido para o tradicional Dinamo de Zagreb. No começo, ele era goleiro do time B, mas depois assumiu a vaga do português Eduardo, que era o titular da equipe principal.

“Ele subia para treinar com a gente de vez em quando, acabou se destacando e ficou de vez no elenco. Ele tinha uma estatura boa, é um cara bem concentrado nos jogos. O que mais impressionava nele era a tranquilidade. Era um cara na dele, que não falava com ninguém e só treinava”.

Jonas conta que mesmo não sendo tão alto (1,87m) para um goleiro, Livakovic se destacava desde cedo pelo ótimo posicionamento. Contra o Brasil, ele defendeu vários chutes cara a cara dos atacantes, dois deles de Neymar.

“Ele sempre saiu bem do gol e tem as mesmas características do Manuel Neuer, que sai todo aberto para defender a bola. Ele fecha mesmo os ângulos. É um privilegiado por colher os frutos que plantou. É muito concentrado. Isso foi um grande diferencial para chegar nesse nível”, disse.

Reserva de Subasic no vice-campeonato mundial em 2018, na Rússia, Livakovic é o titular do time comandado por Zlatko Dalić desde 2019. Jonas aposta que o antigo colega em breve poderá alçar voos maiores após o ótimo desempenho na Copa do Mundo.

“O Dínamo sempre tem bons jogadores que depois vão para a seleção. Foi um jovem que foi colocado no time principal e que pode ser vendido para os grandes clubes da Europa”.

Além do goleiro, o brasileiro atuou no Dínamo com o lateral-esquerdo croata Borna Sosa.

“É um lateral que hoje está mais forte e conseguiu evoluir. Ele está se firmando no cenário internacional, mas sempre jogou bem. Tinha a facilidade para chegar na linha de fundo e cruzar porque é muito rápido. Ele era bem tranquilo e a gente conversava pouco”.

“Sempre foi um trabalhador. Sabe atacar, mas também marca muito bem. É um lateral versátil e sabe fazer várias funções bem durante o jogo. Ele entra pelo meio, passa pelo fundo…”, analisou o volante.

Fonte: ESPN Brasil

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *