A escola pública Minnechaug Regional High School, localizada no subúrbio da cidade de Wilbraham, em Massachusetts (EUA), está com as luzes acesas desde agosto de 2021. Isso ocorreu por conta de uma falha no software que controla a iluminação do local. Até o momento, ninguém conseguiu desligar as 7 mil lâmpadas da instituição de ensino. As informações são da NBC News.
Há mais de uma década, o sistema foi instalado na escola com o intuito de economizar energia. Porém, no dia 24 de agosto de 2021, houve uma falha, que está custando uma pequena fortuna aos contribuintes.
O superintendente assistente de finanças do Distrito Escolar Regional de Hampden-Wilbraham, Aaron Osborne, informou à NBC News que compreende que isso está pesando no bolso dos contribuintes, mas “temos feito tudo o que podemos para resolver o problema”.
Por conta da pandemia de Covid-19, os valores da conta de energia variaram bastante, por isso, é difícil precisar o valor exato que já foi gasto com a iluminação contínua da escola. “Eu diria que o impacto líquido está em milhares de dólares por mês”, completou.
Ainda segundo o superintendente, os professores removem manualmente algumas lâmpadas das salas de aula e os funcionários desligam os disjuntores que controlam a iluminação externa da escola.
Mesmo assim, os vereadores da cidade reclamam do desperdício de dinheiro, “principalmente em uma época em que muitas famílias estão lutando com os seus próprios custos de energia”, relataram.
A diretora da escola afirmou que o problema está perto de ser solucionado, pois as peças que precisam ser substituídas chegaram da fábrica da China e a instalação está programada para ocorrer nas férias escolares, que começam a partir de fevereiro nos Estados Unidos.
Fonte: Isto é