O governo do Rio Grande do Norte instalou um gabinete de crise nesta quinta-feira (16), para tentar controlar os ataques criminosos que ocorrem em várias cidades do estado nesta semana.
O Gabinete de Gestão de Crise (GGC) foi feito pela governadora Fátima Bezerra (PT) durante reunião com representantes dos poderes Judiciário e Legislativo, além do Ministério Público federal e estadual. A petista ainda pediu mais agentes da Força Nacional ao Ministério da Justiça.
Pelo menos mais 100 policiais devem se juntar aos que já estão no Rio Grande do Norte. Nesta madrugada, diversas cidades voltaram a ser alvos de criminosos, como Natal, Mossoró, Macau e Florânia.
Até o momento, 59 pessoas suspeitas de participação nos crimes foram presas. Na quarta-feira (15), José Wilson da Silva Filho, apontado como financiador dos ataques, morreu após confronto com policiais na Paraíba. Ele estava foragido e seria um dos líderes da onda de violência.
De acordo com o Ministério Público do RN, os ataques criminosos começaram com uma união de facções que pedem mudanças nas condições nos presídios do estado, como a volta de visitas íntimas e a permissão do envio de comidas por familiares.
Fonte: Isto é