Confiança dos investidores da zona do euro tem piora inesperada em maio

economia
Logotipo Reuters

BERLIM (Reuters) – O moral dos investidores na zona do euro caiu surpreendentemente em maio, com a inflação teimosa e preocupações sobre energia derrubando as expectativas de uma recuperação, mostrou uma pesquisa nesta segunda-feira.

O índice Sentix para a zona do euro caiu para -13,1 pontos em maio, de -8,7 em abril. Analistas consultados pela Reuters esperavam alta para -8,0 este mês.

O índice de expectativas, em particular, teve forte baixa, indo a -19,0 em maio, de -13,0 em abril, o nível mais baixo desde dezembro de 2022, “acabando com todas as esperanças de uma recuperação econômica após o início da guerra na Ucrânia”, disse a Sentix.

O barômetro mergulhou em território negativo após a invasão da Rússia em fevereiro passado.

A questão da escassez de energia, a diminuição dos gastos do consumidor devido à inflação e as preocupações dos consumidores sobre o investimento forçado em seus sistemas de aquecimento para mitigar as mudanças climáticas estão entre os fatores que contribuíram para a primavera fraca, acrescentou.

Entre uma série de políticas sendo implementadas em toda a zona do euro, a coalizão governante de Berlim concordou em março que quase todos os sistemas de aquecimento recém-instalados na Alemanha deveriam funcionar com 65% de energia renovável a partir de 2024, tanto em edifícios novos quanto em antigos.

“A recuperação econômica, construída sobre pés de barro, começa a vacilar”, disse a pesquisa.

A economia da Alemanha, a maior da Europa, teve quedas acentuadas em maio, com o índice da Sentix sobre a situação atual caindo para -9,0, de -2,3 em abril, trazendo de volta os rumores sobre uma recessão.

Somando-se aos temores de recessão, o setor manufatureiro, que responde por quase um quinto da economia alemã, tem enfrentado dificuldades, de acordo com os dados mais recentes do escritório de estatísticas.

A pesquisa com 1.276 investidores foi realizada entre 4 e 6 de maio, disse a Sentix.

(Por Miranda Murray)

Fonte: Reuters

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *